Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3226
Tipo do documento: Dissertação
Título: O 'Jogo da Onça': Uma interlocução entre o cotidiano e o ensino de adição e subtração de números decimais
Autor: Lucas, Leandro Mário 
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Lins, Eunice Simões
Resumo: Esta pesquisa, realizada em uma escola pública paraibana, traz uma análise das contribuições didático-pedagógicas do „Jogo da Onça‟, adaptado a partir do cotidiano dos alunos para o ensino de adição e de subtração de números decimais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, que segue os pressupostos da pesquisa participante. Na fase exploratória, aplicamos, em quatro turmas do ensino fundamental, dois questionários semiestruturados, um de natureza sociocultural, e outro, do tipo sondagem. Com os dados que eles nos forneceram, pudemos identificar a que apresentou o cotidiano mais favorável para a adaptação do jogo, mais dificuldades e mais conhecimentos cotidianos relacionados ao conteúdo explorado. Na fase participante, o principal instrumento pedagógico foi o „Jogo da Onça‟, em suas quatro adaptações, intituladas „O Consumidor e os Impostos‟, „A Raposa e as Galinhas‟, „O Cachorro e os Bodes‟ e „O Cliente e os Preços da Gasolina‟. Com essas versões, exploramos conceitos relacionados aos números decimais e suas operações de adição e de subtração. Para tanto, utilizamos quatro problemas que deveriam ser solucionados no ato de jogar. Nesse momento, mediamos o processo com base nos conhecimentos cotidianos dos discentes e de suas inquietações em relação aos desafios do jogo. Feitas as intervenções, com o objetivo de analisar a evolução do aprendizado, aplicam os um segundo teste de sondagem, cujos dados, junto com os que foram colhidos na fase exploratória e participante, foram analisados à luz da Etnomatemática de D‟Ambrósio (1986; 1996; 1998; 2015). O jogo e a resolução de problemas são analisados com múltiplos olhares. No entanto, na primeira temática, destaca-se a visão de Vigotski (2007; 2008), e na segunda, as considerações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e de Onuchic (2013). Por fim, concluímos que „o Jogo da Onça‟, adaptado a partir do cotidiano dos alunos, despertou a motivação e o engajamento, significou algumas representações e ordens numéricas e permitiu explorar estimativas, aproximações e arredondamentos. Também nos possibilitou despertar a criticidade, introduzir, explorar e resolver problemas relacionados ao conteúdo explorado, avaliar os alunos e formar condutas éticas, colaborativas e socializantes.
Abstract: This research analyzes the didactic-pedagogical contributions of 'O Jogo da Onça', adapted from the students' daily life, for the teaching of Addition and Subtraction of Decimal Numbers. Held in a public school in Paraiba, the qualitative approach is characterized by its exploratory and descriptive character and by following the presuppositions of the participant research. In the exploratory phase, we applied, in four classes of elementary school, two semistructured questionnaires, one of sociocultural nature and another of the survey type. The data they provided allowed us to identify the one who presented the most favorable dai ly routine for the game adaptation, the greatest difficulties and more everyday knowledge related to the content explored. In the participatory phase, the main pedagogical tool was the 'Game of the Onça', in its four adaptations, entitled "The Consumer and the Taxes", "Fox and the Chickens", "Dog and Goats" and Gasoline Prices". With these versions, we explore concepts related to decimal numbers and their addition and subtraction operations. To do so, we use four problems, which solutions should also be performed in the act of playing. At the moment, the researcher mediated the process from the students' everyday knowledge and their concerns about the challenges of the game. After the interventions, in order to analyze the evolution of learning, we applied a second survey test. The data he provided us, along with those collected during the exploratory and participatory phases, were analyzed in the light of D'Ambrósio etnomathematica (1986, 1996, 1998, 2015). Gambling and problem solving, in turn, are analyzed under multiple glances. However, in the first theme, we highlight the vision of Vigotski (2007, 2008), while in the second, the considerations of the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) and of Onuchic (2013) predominate. Finally, the theoretical and practical reflections allowed us to conclude that "Game da Onça", adapted from students' everyday life, awakened motivation and engagement, meant some representations and numerical orders and allowed to explore estimates, approximations and rounding. It also allowed us to awaken criticality, introduce, explore and solve problems related to the content explored, as well as made possible the evaluation of students and the formation of ethical, collaborative and socializing behaviors.
Palavras-chave: Jogo da Onça
Educação
Adição
Subtração
Números decimais
Education
Decimal numbers
Addition
Subtraction
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: LUCAS, L. M. O 'Jogo da Onça': Uma interlocução entre o cotidiano e o ensino de adição e subtração de números decimais. 2018. 195f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3226
Data de defesa: 5-Jun-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Mário Lucas.pdfPDF - Leandro Mário Lucas72.83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Leandro Mário Lucas.pdfProduto - Leandro Mário Lucas39.18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.