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Tipo do documento: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade e contextualização: Perspectivas do ENEM e implicações à prática do professor de Ciências
Autor: Rodrigues, Anna Karolina Fidelis da Silva 
Primeiro orientador: Geglio, Paulo César
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvanio de
Segundo membro da banca: Albino, Ângela Cristina Alves
Resumo: No exercício profissional da docência várias são as dúvidas, desafios e dificuldades que os professores enfrentam. Um deles se configura como principal, que é fazer da melhor forma a mediação entre os alunos e os saberes das ciências, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual e formação cidadã dos indivíduos. Dessa maneira, frequentemente os professores são cobrados, tanto pelo conjunto da escola (gestor, coordenador), como pela sociedade e instituições governamentais, a respeito da qualidade da educação oferecida às crianças e jovens. O que mais se espera do professor é que ele prepare os alunos para ter um bom desempenho nas avaliações externas oficiais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que, de maneira objetiva, possibilita o acesso ao ensino superior. Com base nisso, o objetivo do nosso trabalho foi conhecer os desafios que os professores da área de Ciências da Natureza enfrentam para cumprir as exigências do ENEM, referente aos requisitos da interdisciplinaridade e contextualização. Os participantes da pesquisa foram professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), que atuam em diferentes tipos de escola (pública e particular) e são mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. A nossa pesquisa possui caráter exploratório e utilizou como instrumentos para a coleta de dados, questionário e entrevista. Para a análise dos dados, recorremos a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram um entendimento limitado sobre a prática interdisciplinar e contextualizada, por grande parte dos entrevistados. Além da influência de outros aspectos como: a ausência de momentos para planejamentos, a limitação de tempo, formação profissional insuficiente, escassez de infraestrutura e materiais, bem como, a falta de leitura dos estudantes. Assim, destacamos a necessidade de reavaliar a proximidade entre o que e como se ensina no ensino médio, bem como, a coerência do ENEM para avaliar esse nível de ensino, sobretudo no que se refere a abordagem interdisciplinar e contextualizada.
Abstract: In the professional practice of teaching several are the doubts, challenges and difficulties that teachers face. One of them is configured as the main one, which is to do the best possible mediation between the students and the knowledge of the sciences, aiming to contribute to the intellectual development and citizen training of individuals. In this way, teachers are often charged, both by the school as a whole (manager, coordinator), and by society and government institutions, regarding the quality of education offered to children and young people. What is expected of the teacher is that he prepares the students to perform well in official external evaluations, such as the National High School Examination (ENEM), which, objectively, allows access to higher education. Based on this the objective of the this work was to know the challenges that teachers of the area of Natural Sciences meet the requirements of the Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (Secondary School National Exam), concerning the requirements of interdisciplinary and contextualization. The participants of the research were teachers in the area of Natural Sciences (Biology, Chemistry and Physics), that work in different types of school (public and private) and are masters of the Graduate Program in Teaching Sciences and Mathematics Education of the State University of Paraíba. Our research has exploratory character and used as instruments for data collection, questionnaire and interview. For the data analysis, we used the technique of content analysis. The results obtained indicated a limited understanding of the interdisciplinary and contextualized practice, by most of the interviewees. Besides the influence of other aspects such as the absence from moments to planning, the time limitation, insufficient vocational training, scarcity infrastructure and materials, as well as the students' lack of reading. Therefore, we emphasize the need to re-evaluate the proximity between what and how it is taught in high school, as well as coherence of the ENEM to evaluate this level of education, especially with regard to the interdisciplinary and contextualized approach.
Palavras-chave: Docência
Ensino
Interdisciplinaridade
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ciências Naturais
Natural Sciences
National High School Examination
Interdisciplinary
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: RODRIGUES, A. K. F. da S. Interdisciplinaridade e contextualização: Perspectivas do ENEM e implicações à prática do professor de Ciências. 2018. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3215
Data de defesa: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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