Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3213
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo saberes etnomatemáticos: Um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-Leste
Autor: Soares, Christiano Cordeiro 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Terceiro membro da banca: Kranz, Cláudia Rosana
Resumo: Timor-Leste é o primeiro país asiático a se tornar independente no terceiro milênio, haja ter conquistado sua soberania em 2002. Por outorgar o português como uma de suas línguas oficiais, o governo brasileiro, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, assumiu o compromisso internacional de ajudar na reconstrução desta nação recém liberta. Tendo em vista a conjuntura global hodierna em que a interculturalidade norteia o diálogo entre os povos, bem como a importância do ensino de matemática para o progresso de um país e sua transnacionalidade, entendemos como imprescindível a execução de políticas públicas, sobretudo educacionais que possam favorecer nações menos desenvolvidas, desde que se respeite a realidade sociocultural. Nesse sentido, com ênfase na cooperação entre Brasil e Timor-Leste, a presente pesquisa tem por finalidade refletir como a etnomatemática pode auxiliar na reconstrução educacional de Timor-Leste. O estudo é uma pesquisa-ação, de caráter qualiquantitativo, descritivo e analítico, que contou com a participação de 10 timorenses como sujeitos da pesquisa. O aporte teórico se fundamentou essencialmente pelas abordagens da pedagogia educacional de Paulo Freire e pelos pressupostos da etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Análise documental, entrevistas e a observação participativa foram os procedimentos metodológicos utilizados na coleta das informações. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que, mesmo após uma década e meia da independência de Timor-Leste, o sistema educacional timorense ainda enfrenta enormes desafios herdados da época que esteve dominado por outros países e dos sucessivos conflitos para a libertação. Constatamos também que o país possui uma imensa riqueza cultural que pode facilitar o processo de ensino e de aprendizagem de matemática e de outras disciplinas nas eskolas timorenses, a partir da perspectiva etnomatemática. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para novas e instigantes discussões sobre os estudos etnomatemáticos, bem como práticas educativas alternativas possam ser implantadas nas eskolas em Timor- Leste.
Abstract: Timor-Leste is the first Asian country to become independent in the third millennium, having won its sovereignty in 2002. By granting Portuguese as one of its official languages, the Brazilian government, through the Brazilian Cooperation Agency of the Ministry of Foreign Affairs, took on the international commitment to assist in the reconstruction of this newly liberated nation. In view of the current global situation in which interculturality guides dialogue between peoples, as well as the importance of teaching mathematics for the progress of a country and its transnationality, we understand as essential the implementation of public policies, especially educational policies that may favor countries, provided that the socio-cultural reality is respected. In this sense, with the emphasis on cooperation between Brazil and Timor-Leste, this research aims reflect how ethnomathematics can aid in the educational reconstruction of Timor-Leste. The study is an action research, of qualitative and quantitative, descriptive and analytical character, with the participation of 10 Timorese as subjects of the research. The theoretical contribution was essentially based on Paulo Freire's pedagogical approaches and the assumptions of the ethnomathematics of Ubiratan D'Ambrosio. Documental analysis, interviews and participatory observation were the methodological procedures used in the collection of information. The results of this research have shown that even after a decade and a half of Timor-Leste's independence, the Timorese educational system still faces enormous challenges inherited from the era that were dominated by other countries and successive conflicts for liberation. We also find that the country has an immense cultural richness that can facilitate the process of teaching and learning of mathematics and other subjects in East Timorese eskolas from the ethnomathematical perspective. We hope that this research can contribute to new and exciting discussions on ethnomathematical studies as well as alternative educational practices that can be implemented in the eskolas in Timor-Leste.
Palavras-chave: Interculturalidade
Ensino de Matemática
Etnomatemática
Timor-Leste
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOARES, C. C. Tecendo saberes etnomatemáticos: Um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-Leste. 2017. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3213
Data de defesa: 17-Out-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christiano Cordeiro Soares.pdfPDF - Christiano Cordeiro Soares39.97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.