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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem na perspectiva de um grupo de professores da disciplina de Ciências: Uma análise do processo em uma escola pública de Cubati – PB
Título(s) alternativo(s): Evaluation of learning in science teaching: an analysis of the process in a public school of Cubati-PB
Autor: Santos, Nívia Maria Rodrigues dos 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Santos, Daniele Bezerra dos
Segundo membro da banca: Luna, Karla Patrícia de Oliveira
Resumo: Os estudos sobre a avaliação da aprendizagem têm avançado nos últimos anos, visto que, se trata de uma ferramenta indispensável para nortear a aprendizagem. A avaliação funciona como instância mediadora dos processos de verificação em larga escala propostos pelos sistemas de ensino, bem como a avaliação da aprendizagem dos alunos com base na sala de aula e no trabalho do professor. Portanto, a avaliação deve enfocar o caráter dinâmico e não linear da aprendizagem. Concebemos que a avaliação é um exemplo de alternativa que o professor pode utilizar como norteador do processo de ensino. Objetivamos identificar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental (6º e 7º anos), associando às concepções dos professores sobre avaliação e como estes concebem a elaboração do instrumento de avaliação. O estudo foi realizado em uma escola pública localizada na zona urbana da cidade de Cubatí/PB. A coleta dos dados foi realizada por meio da análise dos relatórios do Diário de Classe, referentes ao período de 2009 a 2015; pela observação do processo avaliativo e pela aplicação de um questionário entre os professores de Ciências para obter mais informações acerca das suas concepções sobre esta ferramenta. Os dados coletados foram analisados por meio da análise categorial e a interpretação dos dados por análise do conteúdo. Diante do problema proposto, a avaliação no contexto da escola pesquisada, a maioria dos sujeitos da comunidade escolar estão preocupados com a nota, para obter a aprovação e, apesar deste aspecto ser significativo, não pode ser considerado primordial, pois a avaliação da aprendizagem é abrangente, vai muito além da obtenção de notas. Para os professores, a avaliação é o ato de verificar a aprendizagem do estudante, mas vale ressaltar que, o principal instrumento utilizado por eles é a prova escrita, obedecendo a um calendário. Porém esta é uma prática classificatória, que não verifica a aprendizagem, pois nos momentos de discussões os estudantes participam com clareza nos discursos, e muitas vezes, não atinge a média proposta pela escola. Entretanto, vale destacar que, uma prática de mudança deve ser implantada nesta comunidade, com o intuito de melhorar os índices que a pesquisa nos revela. Portanto, assim sugere-se que a escola trabalhe a avaliação da aprendizagem, não somente no sentido de aprovar ou reprovar, mas de contribuir com o educando para que ele possa conquistar sua autonomia para o exercício da cidadania. O importante na avaliação é ter sempre presente o seu significado, que ultrapassa a atribuição de uma nota e vai além de verificação da aprendizagem, ela deve servir como elemento para que, os professores repensem os caminhos, além disso, docentes tenham a possibilidade de rever suas metodologias e possam melhorar o seu fazer pedagógico.
Abstract: Studies about learning evaluation have advanced in the recent years, whereas it is an indispensable tool to guide learning. The evaluation works as a mediator instance on large-scale verification processes proposed by education systems, as well as the students´learning evaluation based on classroom and teacher work, therefore the evaluation should focus on the dynamic and non-linear character of learning. We conceive that the evaluation is an example of analternative that the teacher canuse as guiding the teaching process.We aim to identify how the learningevaluation process in the discipline of Science in the final years of elementary school (6th and 7thseries), associating teachers’ conceptions about evaluation and how they conceive the elaboration of the evaluation tool.The study was carriedoutin a public school located in the urban area of the city of Cubati/PB. Data collection was carried out through the analysis of reports on class diary form 2009 to 2015; the observation of the evaluation process and the application of a questionnaire among the Science teachers to obtain more information about their conceptions about this tool. The collected data were analyzed by categorical analysis and the data interpretation by content analysis (BARDIN, 2011). Faced with the proposed problem, the evaluation in researched school context has a classificatory and authoritarian function, since most of people on school community are worried about the note to be approved and although this aspect is significant, can not be considered primordial, because the learning evaluation is comprehensive, it goes far beyoni obtaining notes. For teachers, the evaluation is the act of verifying student learning, but it is worth emphasizing that the main instrument used by them is the written test, obeying a calendar, but this is a classificatory practice, which does not verify the learning, because in the moments of discussions the students participate clearly in the speeches and often does not reach the average grade proposed by the school. However, it is worthing noting that a practice of change must be implemented in this community, with the intention of improving the indices that the research reveals to us. Therefore, it is suggested that the school develops the evaluation of learning, not only with the purpose of approving or disapproving, but to contribute with the student so that he can acquire his autonomy for the exert of citizenship. What is important on evaluation is to always have in mind that its´ meaning goes beyond the attribution of a grade and verification of learning, it should be used as an element so that both teacher and students can review ways, methodologies, so that they can improve the pedagogical doing.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Science Teaching
Learning Evaluation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SANTOS, N. M. R. dos. Avaliação da aprendizagem na perspectiva de um grupo de professores da disciplina de Ciências: Uma análise do processo em uma escola pública de Cubati – PB. 2017. 128f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3203
Data de defesa: 1-Nov-2017
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