Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thiago da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863704758828180por
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.advisor-co1Freire, Morgana Ligia de Farias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee1Araújo, Lincoln Rodrigues Sampaio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6819638503542387por
dc.date.accessioned2019-02-18T14:18:45Z-
dc.date.issued2016-04-19-
dc.identifier.citationSANTOS, T. da S. A relação museu-escola: Uma investigação das influências exercidas pela escola, sobre as abordagens museais. 2016. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3159-
dc.description.resumoOs Museus de Ciências são considerados espaços educativos e que apresentam particularidades que aproximam suas perspectivas das políticas públicas de difusão e popularização da ciência. Porém, sendo o Brasil um país onde a cultura de visitação a Museus de Ciências (ou outras modalidades de Museus) não é fortalecida, constata-se que existe uma grande concentração de visitantes pertencentes ao grupo dos professores e estudantes da educação básica, dificultando e ao mesmo distanciando a aproximação dos Museus com o público em geral. Este fato tem atraído as atenções de alguns pesquisadores, favorecendo inclusive, o fortalecimento da área de estudos conhecida como: A relação Museu- Escola. Este trabalho, considerando os casos particulares do Museu Vivo da Ciência e o Espaço Energia de Campina Grande, buscou investigar a relação Museu-Escola através da perspectiva da influencia que o público escolar “massivo” pode exercer nas atividades museais. Utilizamos números obtidos frente às coordenações dos espaços para que pudéssemos observar na prática o perfil dos visitantes. Assim, assumimos a possibilidade da ocorrência de um processo de escolarização dos Museus, sendo necessário, portanto, a verificação dos efeitos causados por esse processo nos espaços educativos estudados. Investigamos especificamente alguns aspectos como possíveis modificações no discurso dos monitores e até coordenadores dos referidos espaços museais, em detrimento do alto índice de visitações escolares. Outros questionamentos também serão fomentados: “Por que as pessoas que não estão ligadas ao ensino, não são atraídas para visitações aos Museus de Ciências?” O que pode ser feito para atrair esse público? Esses questionamentos são importantes frente à relevância que o “conhecimento científico” apresenta para o desenvolvimento de uma população, e como ferramenta de difusão e popularização da ciência, os Museus deveriam estar prontos para atrair o público de uma maneira geral, sem distinção ou direcionamentos e não simplesmente adequando o seu discurso aos sistemas formais de comunicação adotados nas escolas. Nossas constatações indicaram dois fatos importantes: Há indícios de que a escolarização influência a construção dos principais aspectos de funcionamento dos espaços museais estudados; não encontramos indícios de tendências a modificações nas posturas tomadas por indevidas neste trabalho, seja em curto ou em longo prazo.por
dc.description.abstractThe Science Museums are considered educational spaces and which have particularities that approach their perspectives of public policies for the dissemination and popularization of science. However , Brazil being a country where the culture of visiting museums of sciences (or other types of museums) is not strengthened , it can be seen that the large concentration of visitors is found in the group of teachers and students of basic education, making it difficult and at the same time distancing the approach of museums to the public. This fact has attracted the attention of many researchers, promoting inclusive the consolidation of a new area of study: The Museum - school relationship. Our goal in this study, considering the particular cases of the Science Alive Museum and Campina Grande Energy Space, investigate the museum-school relationship from the perspective of the influence that the “massive” public school can engage on museological activities. What kind of effect the museums education can cause on those educational spaces? Through this inquiry, we will investigate possible changes in the discourse of monitors and even coordinators of these museum spaces, instead of the high rate of school visitations. The numbers will also be important for us to show clearly, what happens today with our museums. Another issue will also be promoted: " Why do people who are not related to education, are not attracted to visitations to science museums? "What can be done to attract this audience? These questions are important to the relevance that the scientific knowledge has to the development of a population, and as a tool of dissemination and popularization of science , museums should be ready to attract the general public , without distinction and not simply adapting his speech to the formal communication systems adopted at schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-10-19T17:32:19Z No. of bitstreams: 1 PDF - Thiago da Silva Santos.pdf: 24426103 bytes, checksum: eece6cf7eda0cd6fc3f18b2c00a1a6a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-02-18T14:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Thiago da Silva Santos.pdf: 24426103 bytes, checksum: eece6cf7eda0cd6fc3f18b2c00a1a6a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-18T14:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Thiago da Silva Santos.pdf: 24426103 bytes, checksum: eece6cf7eda0cd6fc3f18b2c00a1a6a6 (MD5) Previous issue date: 2016-04-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7583/PDF%20-%20Thiago%20da%20Silva%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Aprendizagempor
dc.subjectMuseus de Ciênciaspor
dc.subjectEscolarização dos Museuspor
dc.subjectRelação Museu-Escolapor
dc.subjectScience museumseng
dc.subjectSchooling Museumseng
dc.subjectMuseum – School relationshipeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA relação museu-escola: Uma investigação das influências exercidas pela escola, sobre as abordagens museaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago da Silva Santos.pdfPDF - Thiago da Silva Santos23.85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.