Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3123
Tipo do documento: Dissertação
Título: Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall
Autor: Silva, Valdiélio Joaquim Menezes Melo da 
Primeiro orientador: Cavalcante, Everton
Primeiro coorientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Fonseca Neto, Joel Batista da
Segundo membro da banca: Santos, José Jamilton Rodrigues dos
Resumo: As buscas por um ensino eficaz, que dê possibilidades de o aluno pensar, interagir ou modificar o meio onde vive é constante. Os debates entre as diversas áreas como a pedagogia, psicologia, neurociência, sociologia entre outras, são constantes nesse aspecto. Em um mundo globalizado onde as informações estão disponíveis de forma muito mais fácil e rápida, onde fatos e acontecimentos inundam nossas mídias quase em tempo real, a educação precisa estar atualizada, a par das novas tecnologias de informação e comunicação e procurar associá-las a técnicas de ensino que possam produzir no aluno as condições necessárias para manipular estas ferramentas de forma eficaz nos seus planos de trabalho e tomadas de decisões. Diante do exposto, objetivamos nesse trabalho, a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que discute o efeito Hall, conteúdo que embora seja uma aplicação direta de tópicos de eletromagnetismo já contemplados nos cursos normais de ensino médio, não é apresentado como contextualização do cotidiano do aluno. Baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a UEPS está apoiada nos conhecimentos prévios de cada orientando, ponto de partida para o aprendizado dos novos conceitos. Além disso, os princípios, ideias e estratégias apontadas pelo professor Marco Antonio Moreira no seu trabalho sobre a Aprendizagem Significativa Crítica, norteiam e complementam a sequência didática sobre o efeito Hall. Suas propostas de intervenções e estratégias, apresentam potencial de facilitadoras da aprendizagem. Ademais, incorporamos à UEPS a utilização de um simulador deste efeito desenvolvido no programa Modellus, buscando, assim, permite aos alunos interagirem entre si e investigarem as relações existentes entre as grandezas Físicas envolvidas no fenômeno. Assim, neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática que busca utilizar o universo vivencial do aluno e, a partir dele, apresentar novos conhecimentos que façam sentido no seu dia a dia e que o permitam interpretar de forma consciente, o mundo que o rodeia.
Abstract: The searches for an effective teaching, which gives the students possibilities to think, interact or modify the environment where they live are constant. The debates between the different areas like pedagogy, psychology, neuroscience, sociology between others, are endless in this aspect. In a globalized world where information is easily and quickly available, where facts and events overload our media almost in real time, education needs to be update with new information and communication technologies and search associate them with teaching techniques that can produce in the students the necessary conditions to manipulate these tools effectively in their plans of work and decision making. In view of the above, the objective of this work is the construction of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) on the Hall effect, a content that is a direct application of electromagnetism topics already contemplated in normal high school courses. contextualization of the students daily life. Based on the memory of Ausubel's meaningful learning, a UEPS is supported by the prior knowledge of each orienting, starting point for the learning of the new concepts. In addition, the principles, ideas and strategies pointed out by Professor Marco Antonio Moreira in his work on Critical Significant Learning, north and complement the didactic sequence on the Hall effect. Their ideas for interventions and strategies, and the potential of learning facilitators. In addition, we incorporate to the UEPS an application of a simulator of this program developed without Modellus program, this way, it allows the students to interact among themselves and to investigate as relations between the Physical greats involved in the phenomenon. Therefore, in this work, we present a didactic intervention idea that searches the universe of the students experience, from them, to present new knowledge that makes their day-to-day and allow them to interpret in a conscious way, the world that surrounds them.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS
Eletromagnetismo
Ferramenta educacional
Significant learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: SILVA, V. J. M. M. da. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o Efeito Hall. 2018. 114f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3123
Data de defesa: 6-Abr-2018
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdiélio Joaquim Menezes Melo da Silva.pdfPDF - Valdiélio Joaquim Menezes Melo da Silva45.65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.