Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3109
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crônicas literárias humorísticas: contribuições no processo de letramento literário no ensino fundamental
Autor: Duarte, Vanuza Batista da Costa 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Primeiro membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Segundo membro da banca: Santos, Cássia de Fátima Matos dos
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo discutir o uso pedagógico da crônica literária na formação do leitor na perspectiva do letramento literário em uma turma de 8º ano da Escola Municipal Margarida Almeida dos Santos, localizada na cidade de Remígio, interior da Paraíba. Partimos da hipótese de que as crônicas literárias humorísticas se adequam ao público adolescente, pois refletem dramas e comédias cotidianos perten-centes ao universo de interesse desses alunos. Os resultados desta pesquisa foram obtidos a partir da intervenção da pesquisadora ao aplicar duas propostas de ativida-des, com ênfase no texto literário: a primeira, baseada na sequência básica de Cosson (2014) e a segunda, no método recepcional de Bordini e Aguiar (1988). Uma pesquisa no âmbito literário se faz relevante ao considerarmos o letramento literário uma forma de assegurar um efetivo domínio do texto literário ao leitor, no sentido de que este não apenas seja capaz de ler um texto literário, mas dele se apropriar por meio da experi-ência estética, saindo da condição de mero expectador para a de leitor literário. É consenso que a leitura atende a diversas finalidades, a exemplo do deleite, da fruição e da reflexão. Neste caso, é fundamental centrar-se nas práticas literárias da escola, instituição que deve promover o letramento. A fim de discutirmos o ensino de literatura no Ensino Fundamental sob a perspectiva do letramento literário utilizamos como aporte teórico os estudos de Bordini e Aguiar (1988), Candido (1997), Iser (1999; 2001), Jauss (2001), Colomer (2007), Sá (2007), Soares (2007), Zilberman (2009), Cosson (2009;2011;2014a;2014b), Moisés (2012), dentre outros.
Abstract: This dissertation aims to discuss the pedagogical use of the literary chronicle into the reader formation through the literary literacy approach in a 8th elementary school of the Municipal School Margarida Almeida dos Santos, located in the of Remígio, Paraíba. We have built on the hypothesis which humour literary chronicles conform to the teen-agers audience because those texts reflect their day-by-day dramas and comedies that pertain to their interests. The results of this research were achieved from the in-tervention of the researcher in applying two activity proposals, with emphasis on the literary text: the first, based on the basic sequence by Cosson (2014) and the second, on the receptional method by Bordini and Aguiar (1988). A research in the area of literature makes its relevance by considering the literary literacy as a form to hold an effective grasp to the reader, in the meaning which this one is not just able to read a literary text, but come near it through an aesthetical experience. It is an understading that reading attends to several objectives, for instance, pleasure, fruition and reflection. In this case, it is quite fundamental to center on the school´s literary practices, which is an institution that must promote literacy. In order to discuss the literature teaching in the Elementary School on the literary perspective approach we used as a theoretical framework studies by de Bordini e Aguiar (1988), Candido (1997), Iser (1999; 2001), Jauss (2001), Colomer (2007), Sá (2007), Soares (2007), Zilberman (2009), Cosson (2009;2011;2014a;2014b), Moisés (2012) among others.
Palavras-chave: Letramento
Leitura
Literatura
Crônica
Literacy
Reading
Literature
Chronicle
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Duarte, Vanuza Batista da Costa. Crônicas literárias humorísticas: contribuições no processo de letramento literário no ensino fundamental. 2015. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3109
Data de defesa: 25-Ago-2015
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanuza Batista da Costa Duarte.pdfPDF - Vanuza Batista da Costa Duarte21.79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.