Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3107
Tipo do documento: Dissertação
Título: A consciência fonológica e suas implicações na língua escrita
Autor: Silva, Janaína de Castro Azevedo 
Primeiro orientador: Martins, Iara Ferreira de Melo
Primeiro membro da banca: Lins, Juarez Nogueira
Segundo membro da banca: Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo
Resumo: A Consciência Fonológica é a reflexão sobre a estrutura fonológica da língua. Essa percepção de que as letras (grafemas) representam os fonemas das unidades lexicais implica no desenvolvimento de habilidades complexas durante o processo de aquisição da linguagem escrita. Nesse sentido, nossa pesquisa partiu da seguinte problemática: como recuperar o baixo desempenho no desenvolvimento da consciência fonológica de alunos com dificuldade na aquisição da língua escrita? Partimos da hipótese de que a negligência com a consciência fonológica e com o princípio alfabético, nos anos iniciais, interfere na aquisição da leitura e da escrita, ou seja, no processo de letramento. O objetivo geral deste trabalho foi, portanto, Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar se o trabalho com a consciência fonológica favorece a apropriação da linguagem escrita de 10 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública municipal, de Areia/PB.O corpus desta pesquisa foi constituído por 40 textos, mais a análise do caderno de ditado, na fase diagnóstica; pelo Caderno sobre Consciência Fonológica do programa Pacto Nacional pela Idade Certa, do Governo Federal; na fase da intervenção pedagógica e por mais 30 textos na fase pós-intervenção pedagógica, de 10 alunos do 3º Ano da Escola Municipal José Rodrigues em Areia-PB. Foi uma pesquisa-ação, uma vez que se voltou para a intervenção e por uma interação efetiva entre pesquisadores e pesquisados. A fundamentação teórica foi norteada pelos autores Yavas, Hernandorena & Lamprecht (1992); Simões (2006); Almeida (2011); Silva (2007; 2011); Almeida (2011); Stampa (2009); Queiroz e Pereira (2013); Ferreiro (1987; 2009); Teberosky (2001, 1986); Câmara Jr. (1976); Adams, Foorman, Lundberg et al (2012); Gomes (2009); Scliar-Cabral (2013); Soares (2013).Os resultados apontaram para a relevância do trabalho com a consciência fonológica no sentido de facilitar a apropriação da linguagem escrita, bem como promover a recuperação de alunos que demonstram atraso na aquisição da escrita.
Abstract: The phonological awareness is the reflection about the phonological structure of the language. This perception that the letters (graphemes) represent the phonemes of lexical units implies the development of complex skills during the acquisition written language process. In this sense, our research started up from the following problem: how the immaturity in phonological awareness of students with difficulties in acquisition written language will be recovered? We had as hypothesis, the neglect of phonological awareness and the alphabetic principle in the beginning years interferes with acquisition of reading and writing, in other words, in the literacy process. Therefore, the aim of this study is verify that work with phonological awareness favors the appropriation of written language students of third grade in a public school. The corpus of this research consists of 40 texts and an analysis on dictation notebook, in the diagnostic phase; in the pedagogical intervention phase, we analyzed the phonological awareness PNAIC / UFOP notebook; and in teaching post-intervention phase an analysis in another 30 texts of 10 students of the third grade of the Municipal School José Rodrigues in Areia-PB. It was made an action research, once it turned to the intervention and effective interaction between researchers and researched. The theoretical foundation will be guided by authors: Yavas, Hernandorena & Lamprecht (1992); Simões (2006); Adams (2011); Silva (2007; 2011); Adams (2011); Stampa (2009); Queiroz and Pereira (2013); Blacksmith (1987; 2009); Teberosky (2001, 1986); Hall Jr. (1976); Adams, Foorman, Lundberg et al (2012); Gomes (2009); SCLIAR-Cabral (2013); Soares (2013) .The results showed the relevance of the work with phonological awareness to facilitate the appropriation of written language, and promote the recovery of students whom demonstrate delay in writing acquisition.
Palavras-chave: Fonologia
Aquisição de linguagem
Escrita
Phonology
Acquisition
Writing
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Silva, Janaína de Castro Azevedo. A consciência fonológica e suas implicações na língua escrita. 2015. 169f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3107
Data de defesa: 27-Ago-2015
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína de Castro Azevedo Silva.pdfPDF - Janaína de Castro Azevedo Silva31.71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.