Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3079
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula
Autor: Souza, Sheila Ferreira Leite de 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Primeiro membro da banca: Ferreira, José Luiz
Segundo membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Resumo: O presente estudo aborda a importância da literatura de cordel no processo de formação de leitores no espaço escolar e sua eficácia no incentivo à leitura literária. Percebendo a necessidade de se trabalhar literatura no Ensino Fundamental, na perspectiva de Kefalás (2012), o qual sugere que, no estudo da literatura, o aluno tenha um contato efetivo com o texto literário, este trabalho se propôs a observar qual o tempo dedicado ao estudo do texto literário, sobretudo da literatura de cordel, nas aulas de Língua Portuguesa e investigar como tem sido realizado o estudo do texto literário (gênero poético) na sala de aula. Com base nisso, sugerir uma proposta de trabalho através da qual o aluno pudesse vivenciar um contato efetivo com a literatura de cordel resultando em uma experiência instigante e produtiva. A orientação é a de que a emancipação dos leitores tende a ocorrer na medida em que o trabalho com a leitura na sala de aula se transforma em um momento de interação e de produção de sentidos, de modo haver um maior envolvimento entre o leitor e a obra literária. Em função disso, este trabalho adotou como base teórica os estudos acerca do letramento, a exemplo de Kleiman (1995; 1999; 2005 e 2006), Soares (1998 e 2014), Rojo (2009) e demais autores da área, e o método recepcional, embasado na estética da recepção, de acordo com Jauss, (1994), Zilberman (1989), e Aguiar e Bordini (1993).
Abstract: Este estudio aborda la importancia de la literatura de folleto para la formación de lectores en la escuela y la eficacia de los incentivos para la lectura literaria. Al darse cuenta de la necesidad de trabajar con la literatura en la escuela primaria, desde la perspectiva de Kefalas (2012), lo que sugiere que en el estudio de la literatura, el estudiante tiene un contacto efectivo con el texto literario, este estudio tuvo como objetivo observar que el tiempo dedicado al estudio de textos literarios, especialmente la literatura de folleto, en clases de portugués e investigar cómo se ha llevado a cabo el estudio de textos literarios (género poético) en el aula. Sobre esta base, proponer una oferta de trabajo a través del cual el estudiante puede experimentar un contacto efectivo con la literatura de folleto resultante en una experiencia emocionante y productiva. La orientación es que la emancipación de los lectores tiende a ocurrir en la medida en que el trabajo con la lectura en el aula se convierte en un momento de interacción y producción de significados, así que una mayor participación entre el lector y obra literaria. Como resultado, este estudio adopta como base teórica de los estudios sobre la alfabetización, como Kleiman (1995; 1999; 2005 y 2006), Soares (1998 y 2014), Rojo (2009) y otros autores en el campo, y el método recepcional, basado en la estética de la recepción, de acuerdo con Jauss (1994), Zilberman (1989) y Aguiar y Bordini (1993).
Palavras-chave: Leitura literária
Literatura de cordel
Método recepcional
Lectura literaria
Literatura de folleto
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Souza, Sheila Ferreira Leite de. A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula. 2016. 100f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3079
Data de defesa: 29-Jan-2016
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheila Ferreira Leite de Souza.pdfPDF - Sheila Ferreira Leite de Souza16.82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.