Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
Autor: Gomes, Leonardo Augusto de Figueiredo 
Primeiro orientador: Menezes, Marcus Bessa de
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvanio de
Segundo membro da banca: Almeida, Fernando Emilio Leite de
Resumo: É perceptível a presença constante das tecnologias na vida social e acadêmica de cada um de nós. As nossas escolas estão repletas de dispositivos móveis capazes de conectar toda a comunidade escolar com o conhecimento existente no mundo. São milhões de pessoas utilizando uma plataforma móvel como o sistema operacional Android, que dispõem de infinitas aplicações com diversificada especificidade para as diversas tarefas enfrentadas pelo ser humano, no seu dia-a-dia. Tendo em vista a presença desse material, nas nossas escolas e na vida social do nosso educando, objetivou-se analisar as potencialidades das aplicações e jogos digitais do sistema Android, no ensino de Matemática em duas escolas públicas das cidades de Catingueira-PB e Patos-PB. Tal estudo se inicia na Escola Estadual Inácio da Catingueira, no município de Catingueira-PB. Nessa primeira etapa do projeto, foi analisada a opinião dos alunos sobre a utilização do aplicativo Matrix, no ensino de Matrizes e Determinantes, coletada por meio de um questionário online. Após analisarmos os resultados, pensou-se na utilização de outros aplicativos e jogos digitais, numa escola pública na cidade de Patos-PB: Escola Estadual de ensino fundamental e médio José Gomes Alves. Após a realização da pesquisa, nessa escola, a qual é de cunho qualitativo, com técnica de estudo de caso, através da escala de Likert, buscamos compreender a opinião dos educandos após a utilização de alguns jogos e aplicativos nas aulas de função exponencial, numa turma de 1º ano médio. Após a análise, concluímos, por meio das respostas dos educandos, que a utilização dos aplicativos nas aulas de função exponencial caracterizou-se de forma significativa como instrumentos, no processo de aprendizagem matemática.
Abstract: The constant presence of technologies in the social and academic life of each of us is perceptible. Our schools are full of mobile devices that can connect the entire school community with the world's knowledge. There are millions of people using a mobile platform such as the Android operating system, which have endless applications with diverse specificity for the various tasks faced by the human being in their day to day life. Considering the presence of this material, in our schools and in the social life of our student, the objective was to analyze the potential of Android applications and digital games in Mathematics teaching in two public schools in the cities of Catingueira-PB and Patos -PB. This study begins at the State School Inácio da Catingueira, in the municipality of Catingueira-PB. In this first stage of the project, the students' opinion about the use of the Matrix application, in Matrix and Determinants teaching, was analyzed through an online questionnaire. After analyzing the results, we considered the use of other applications and digital games, in a public school in the city of Patos-PB: state school of elementary and middle school José Gomes Alves. After the research, in this school, which is qualitative, with a case study technique, through the Likert scale, we seek to understand the students' opinion after using some games and applications in exponential function classes, in a middle grade. After the analysis, we conclude, through the students' answers, that the use of the applications in the classes of exponential function was significantly characterized as instruments, in the process of mathematical learning.
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Tecnologia educacional
Android - Aplicativos
Jogos digitais
Teaching of Mathematics
Android - Digital applications
Games
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GOMES, L. A. de F. Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais. 2017. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010
Data de defesa: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdfPDF - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes35.14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdfProduto - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes3.63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.