Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2969
Tipo do documento: Dissertação
Título: As TICs como ferramenta colaborativa no processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica com enfoque CTSA
Autor: Faustino, Sérgio Nilson de 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Mazze, Fernando Marur
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma proposta para o ensino de conceitos de eletroquímica na Educação Básica a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando atividade colaborativa no Moodle, com enfoque CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade- Ambiente) visando minimizar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nos conceitos em eletroquímica no Ensino Médio. Foram objetos de estudo as interações dos estudantes com a plataforma Moodle durante a elaboração e organização do curso e as interações no AVA em seu percurso. A metodologia escolhida foi a Pesquisa quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados aplicado foi o questionário para avaliação da proposta para o processo de ensino de eletroquímica e da proposta didática apresentada. A coleta de dados realizou-se numa escola pública de ensino médio na Cidade de João Pessoa- PB. O pressuposto teórico utilizado tomou como base a teoria de Vygotsky, destacando as interações sociais entre os sujeitos e o processo de internalização dos conhecimentos. Pois, por meio dela é que os sujeitos começam a desempenhar suas atividades, através de orientações guiadas se desenvolvem gradativamente, aprendem a realizá-las de maneira independente. O público alvo foram 17 alunos do ensino médio da rede pública do Estado da Paraíba. Os resultados encontrados foram sistematizados em gráficos e Tabelas. Após a análise dos dados obtidos, concluímos que o estudo apontou que o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle quando planejado e sistematizado possibilita um ambiente favorável à mediação pedagógica e colaborativa, com a aprendizagem bastante significativa por ser interativa e possibilitar ao estudante o acesso às aulas virtuais. Ao final desta pesquisa foi realizado um tutorial como produto educacional para que a escola possa usufruir desta proposta pedagógica.
Abstract: The present work deals with a proposal for the teaching of electrochemistry concepts in Basic Education from a Virtual Learning Environment (AVA) using the Moodle collaborative tool, with a CTSA (Science-Technology-Society-Environment) approach aiming at minimizing The learning difficulties of the students in the concepts in electrochemistry in High School. The students' interactions with the platform during the course design and implementation and the interactions in the AVA in use were studied. The methodology chosen was qualitative- quantitative research. As a data collection instrument, questionnaires were used to evaluate the proposal for the electrochemical teaching process and the didactic proposal presented. Data collection was carried out at a public high school in the city of João Pessoa- PB. The reference framework used was based on Vygotsky's theory, highlighting the social interactions between the subjects and the process of internalization of the knowledge, that through it is that the subjects begin to carry out their activities, that under guided guidelines they develop gradually, they learn to realize Them independently. The target audience were xx high school students of the public network of the State of Paraíba. The results were systematized in graphs and tables were then discussed. After analyzing the data obtained, we conclude that the study pointed out that the use of the virtual Moodle learning environment when planned and systematized has the potential to collaborate with meaningful learning, as long as it provides a favorable environment for pedagogical mediation. At the end of this research was carried out a tutorial as an educational product so that the school can take advantage of this pedagogical proposal.
Palavras-chave: Ensino de Química
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Moodle
Enfoque CTSA
Virtual Learning Environment
Teaching Chemistry
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FAUSTINO, S. N. de. As TICs como ferramenta colaborativa no processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica com enfoque CTSA. 2017. 110. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2969
Data de defesa: 10-Out-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Nilson de Faustino.pdfPDF - Sérgio Nilson de Faustino41.69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.