Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2931
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | I my me! strawberry eggs: uma discussão de gênero a partir de uma série de animação japonesa |
Autor: | Nascimento, Alan Paulo Borges do |
Primeiro orientador: | Silva, Antônio de Pádua Dias da |
Resumo: | O estudo a seguir debate as questões referentes a identidades de gênero e modos de subjetivação presentes na série de animação japonesa I My Me!Strawberry Eggs, a partir dos personagens Hibiki Amawa e Fuuko Kuzuha. O objetivo primou pelo aprofundamento de determinados aspectos psicológicos dos respectivos personagens, no tocante às questões do desejo e da subjetivação relacionadas às identidades de gênero adotadas. Concomitantemente, a dinâmica das relações dentro de um educandário que serve de palco à trama, foi também considerada enquanto ensejo oportuno para a problematização dos estereótipos indexados ao feminino. Teóricos como Preciado (2014), Foucault (1999a; 1999b; 2017) e Greiner (2015) serviram de referência, quando das discussões acerca do corpo e dos marcadores de gênero. Por se tratar também de um estudo que se debruça sobre uma série de animação nipônica, foi igualmente requisitada a colaboração de autores como Moliné (2006) e Gravett (2006), a fim de elucidar devidamente as questões atinentes às formas de subjetivação comuns às narrativas constantes na chamada literatura pop nipônica. A dissertação estrutura-se em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado ao protagonista, Hibiki Amawa, e o segundo à co-protagonista, Fuuko Kuzuha. |
Abstract: | The following study approaches the questions related to gender identities and the ways of subjectification presented at the Japanese animated series I My Me!Strawberry Eggs, through the characters Hibiki Amawa and Fuuko Kuzuha. Towards the essay, the main goal has been a serious study of certain psychological aspects of the mentioned characters, in what refers to desire and subjectification, from the gender identities adopted by them. Furthermore, the dynamic of relationships inside the educational institute where the story takes place, has also been considered as a valuable opportunity to question the stereotypes commonly attached to women. Theorists as Preciado (2014), Foucault (1999a; 1999b; 2017) and Greiner (2015) have been taken as reference, when the subject is the body and the gender tags related to it. Once this study also focus on a Japanese animated series, authors as Moliné (2006) and Gravett (2006) have also been invited to enlighten certain questions linked to the ways of subjectification, easily found at the tales which are part of the so called Japanese pop literature. This essay is set throughout two chapters: the first one about the main character, Hibiki Amawa and finally, the second one related to Fuuko Kuzuha who co-stars the anime besides Hibiki. |
Palavras-chave: | 1. Identidade de gênero. 2. Literatura nipônica. 3. Animação japonesa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | Nascimento, Alan Paulo Borges do. I my me! strawberry eggs: uma discussão de gênero a partir de uma série de animação japonesa. 2017. 133f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2931 |
Data de defesa: | 24-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alan Paulo Borges do Nascimento.pdf | 54.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.