Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2928
Tipo do documento: Dissertação
Título: Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
Autor: Silva, Jéssica Ferreira Souza da
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Resumo: A educação contemporânea exige adequações pedagógicas que estejam relacionadas à estrutura organizacional da sociedade. Nessa perspectiva, os educadores necessitam alterar suas metodologias de ensino para atender ao contexto social atual, incluindo novas possibilidades, como é o caso da robótica, um recurso tecnológico que pode ser utilizado em sala de aula como uma alternativa pedagógica, criativa, que pode facilitar a aprendizagem de conceitos e resolver desafios que envolvam os componentes curriculares na educação básica. Assim, é fundamental que os professores, através da formação inicial e da continuada, aprendam a inserir as tecnologias nas atividades escolares. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi pesquisar o pensar e o fazer pedagógico dos professores egressos da formação continuada “Robótica Aplicada à Educação”. Os referenciais teóricos fundamentam-se, principalmente, nas discussões de Valente (1999) e Tajra (2008), sobre o contexto histórico de inserção das tecnologias na educação; traz reflexões sobre o impacto do uso de recursos tecnológicos no tocante à nova geração de estudantes, baseando-se em Veen e Vrakking (2009); enfatiza a relação entre robótica e educação, principalmente nas pesquisas de Papert (2008), Ribeiro (2006), Castilho (2002) e Campos (2011); e destaca a importância da formação inicial e da continuada dos professores, nos estudos de Tardif (2000), Nóvoa (2007) e Schon (1995). A pesquisa configura-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, no qual utilizamos o método referente ao estudo de caso, para observar as práticas educacionais de dois professores da rede municipal de ensino. Desta forma, a nossa análise revela que o uso da robótica pode facilitar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, na medida em que as atividades foram articuladas a um determinado conhecimento. Nesse cenário, as práticas dos docentes evidenciou a lacuna existente na capacitação, exigindolhes a necessidade de investigar especificamente outras possibilidades de aplicação da robótica educacional na sala de aula. Por esse motivo, elaboramos como produto final, um guia de orientações para direcionar os docentes em utilizar a robótica vinculada ao ensino dos conteúdos curriculares, através de etapas para elaboração das aulas e sugestão de atividades, objetivando contribuir com a aplicação desse recurso na sala de aula.
Abstract: Contemporary education demands pedagogical adjustments that are related to the organizational structure of society. In this perspective, the educators need to alter their teaching methodologies to serve the current social context, including new possibilities, such as it is in the case of robotics, a technological resource that can be used in the classroom as a pedagogical and creative alternative that can facilitate the Learning concepts and solving challenges that involve the curricular components in basic education. Thus, it is fundamental that teachers, through initial and continuing education, learn how to insert technologies into school activities. In this perspective, the objective of this study was to research the pedagogical thinking and doing of the teachers who graduated from the continuing education "Robotics Applied to Education". The theoretical references are based mainly on discussions about the historical context of the insertion of technologies in education, such as Valente (1999) Tajra (2008); Brings reflections about on the impact of the use of technological resources on the new generation of students, based on Veen and Vrakking (2009); Emphasizes the relation between robotics and education, especially in the researches of and Papert (2008), Ribeiro (2006), Castilho (2002) and Campos (2011); And emphasizes the importance of initial and continuing teacher training in the studies of Tardif (2000), Nóvoa (2007) and Schon (1995). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in which we used the method related to the multiple case study, to observe the educational practices of two teachers of the municipal teaching network. In this way, our analysis reveals that the use of robotics can facilitate the development of students' learning, insofar as the activities were articulated to a certain knowledge. In this scenario, teachers' practices highlighted the existing gap, requiring them to investigate specifically other possibilities of application of educational robotics in the classroom. For this reason, we elaborated as final product, a guide of orientations to guide the teachers in using robotics linked to the teaching of the curricular contents, through stages for the elaboration of the classes and suggestion of activities, aiming to contribute with the application of this appeal in the classroom.
Palavras-chave: 1. Robótica educacional. 2. Formação continuada. 3. Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Jéssica Ferreira Souza da. Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB. 2017. 158f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2928
Data de defesa: 2-Mai-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Ferreira Souza da Silva.pdf59.17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.