Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
Autor: | Moura, Viviane Guedes Gonçalves de |
Primeiro orientador: | Nóbrega, Mônica Barros da |
Primeiro membro da banca: | Nóbrega, Mônica Barros da |
Segundo membro da banca: | Souza, Moema Amélia Serpa Lopes |
Terceiro membro da banca: | Fonseca, Cleomar Campos da |
Resumo: | A presente dissertação tomou como objeto central de análise a formação profissional em Serviço Social. Atualmente são as Diretrizes Curriculares de 1996 de orientação da ABEPSS que representam o projeto de formação profissional construído coletivamente, a partir destas, a formação passa a assumir uma direção social embasada na teoria social crítica, cujo compromisso é com a defesa dos valores emancipatórios, visando construir um novo modelo de sociabilidade. Este estudo analisou a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na tentativa de buscar responder se a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso está em sintonia com as proposições das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Quanto aos procedimentos metodológicos optamos pela pesquisa documental sendo utilizados como principais documentos as Diretrizes Curriculares de 1996 e o PPP do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de 2015. Partimos do pressuposto de que apesar dos ataques da atual conjuntura de contrarreformismo neoconservadorismo, o PPP do curso de Serviço Social da UEPB, continua resistindo e assegurando o direcionamento social da formação profissional, conforme as orientações da ABEPSS. Ademais, os momentos de exposição e análise dos resultados nos levaram a seguinte síntese: que os elementos analisados no PPP do curso demonstraram que o mesmo está em total sintonia com as DC de 1996 e, sobretudo, que a direção social assumida é correspondente a que é defendida pelas ABEPSS. Assim, fica como indicação para futuras pesquisas desvelar se esta direção vem se materializado no cotidiano das salas de aulas e, principalmente, identificar os desafios e possibilidades de sua manutenção frente aos neoconservadorismo no desenvolvimento da vida social. |
Abstract: | The present dissertation use as main subject of analysis the professional formation in Social Work. Lately, the 1996 ABEPSS Orientation Curriculum Guidelines represent the vocational training project collectively built. Based on that, the formation begins to assume a social direction supported by critical social theory, whose commitment is with the defense of emancipatory values, aiming to build a new model of sociability. This study analyzed the social direction expressed in the Political-Pedagogical Project of the Social Work Course taugh in the State University of Paraíba (UEPB) in an attempt to answer if the social direction expressed in the Political-Pedagogical Project of the Course is according with the propositions of the Guidelines ABEPSS curricula. As for the methodological procedures, we opted to use as main documents, documentary research and the 1996 Curricular Guidelines and the PPP of the Social Work Course of the State University of Paraíba (UEPB) of 2015. We assume that despite the attacks of the current conjuncture of counterreformism towards education and the strengthening of neoconservatism, the PPP of the Social Work course of the State University of Paraíba (UEPB), continues to resist and ensure the social orientation of vocational training, according to ABEPSS guidelines. In addition, the moments of exposure and analysis of the results led us to the following synthesis: that the elements analyzed in the PPP of the course demonstrated total harmony with the CD of 1996 and, mainly, that the assumed social direction corresponds to what is defended by the ABEPSS. Therefore, it is an indication for future research to exposed if this direction is materialized in the daily life of classrooms and, especially, to identify the challenges and possibilities of its maintenance in the face of the disassemble education and the intense influences of neoconservatism in the development of social life |
Palavras-chave: | Serviço social Formação profissional Projeto político-pedagógico |
Área(s) do CNPq: | SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS |
Citação: | Moura, V. G. G. de. A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba. 2016. 113f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923 |
Data de defesa: | 29-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | PPGSS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Viviane Guedes Gonçalves de Moura.pdf | 26.45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.