Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2898
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino por problema dos conteúdos de citologia em uma escola pública de Ensino Médio em Campina Grande-PB
Autor: Cavalcante, Fabrício André Lima 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Geglio, Paulo César
Segundo membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Terceiro membro da banca: Guimarães, Andreia de Sousa
Resumo: Os avanços científicos têm permitido mais contextualização do currículo escolar, principalmente no Ensino de Ciências. Na sala de aula, a abordagem contextualizada desses conhecimentos é indispensável, uma vez que proporciona transcendência do conteúdo para o cotidiano. Nessa perspectiva, o objetivo desta investigação foi de criar um projeto de ensino, em que abordam os conteúdos de Citologia, na perspectiva do pensamento sistêmico. A estratégia didática adotada foi o ensino por problema, que pode proporcionar ao estudante uma prática reflexiva, para que ele retorne à sua realidade com soluções que visem melhorar o aprendizado e, consequentemente, à aplicação do conhecimento. O estudo exploratório descritivo foi realizado no período de setembro a outubro de 2014, com 28 estudantes da terceira série de uma escola pública que aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. Os dados foram coletados por meio de gravação de áudio e da aplicação de um questionário com questões subjetivas e objetivas. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID). Os dados coletados foram analisados (análise de conteúdo) a partir de cinco etapas de mediação (problema, determinação das expressões-chave, intervenção prática, teorização e intervenção aplicada à realidade) previamente selecionadas. Os resultados obtidos revelam que a estratégia didática de ensino por problema na abordagem dos conteúdos de Citologia contribui para melhorar a prática educativa e o desempenho dos estudantes nas aulas de Biologia. Como produto final (educacional), elaboramos uma coletânea de biografias de naturalistas importantes para o desenvolvimento da Citologia e para fortalecer a Biologia como ciência. No processo de desenvolvimento deste projeto, consolidamos momentos de ruptura de alguns obstáculos epistemológicos, associados a um conhecimento de mais autonomia prática. Com isso, oferecemos ao professor mediador uma alternativa de tornar as aulas mais dinâmicas, e ao estudante mediado, a oportunidade de refletir e de resolver os problemas propostos para a aprendizagem do conteúdo.
Abstract: The scientific advances have allowed a greater contextualization of the school curriculum, mainly in the Teaching of Sciences. In the classroom, the contextualized approach of this knowledge becomes indispensable since it transcends the content to the everyday. From this perspective, the objective of this research is to develop a teaching project, addressing the contents of cytology, from the perspective of systemic thinking; Adopting as teaching strategy teaching by problem. Teaching by problem contributes to the student's reflective practice, making him return to his reality with solutions that aim at better conditions for learning, and consequently the application of knowledge. The research of the descriptive exploratory study was carried out from September to October 2014, and had as participants of the study 28 students from the third grade of a public school adhered to the ProEMI (Higher Education) Program located in the city of Campina Grande, Paraíba. The data were collected from the audio recording and questionnaire application with subjective and objective questions, whose realization of the project occurred within the scope of the Program of Incentive to Teaching (PIBID). The data collected in this research were analyzed (content analysis) from five stages of mediation (problem, determination of key expressions, practical intervention, theorization and intervention applied to reality) previously selected. The results show that the didactic strategy of teaching by problem in the approach of the contents of cytology contributes to the improvement of the educational practice as a better performance of the students in the classes of Biology. As a final (educational) product, we elaborated the construction of a collection of biographies of important naturalists for the development of cytology and for the strengthening of biology as a science. In the process of developing this project we were able to consolidate moments of rupture of some epistemological obstacles, associated with a knowledge of greater practical autonomy. With this, we offer the mediator teacher an alternative to make classes more dynamic, and the mediated student the opportunity to reflect and solve the problems proposed to learn the content.
Palavras-chave: Cytology
Teaching by the problem
Science teaching
Citologia
Ensino de Ciências
Ensino por problema
Metodologia de ensino
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: CAVALCANTE, F. A. L. O ensino por problema dos conteúdos de citologia em uma escola pública de Ensino Médio em Campina Grande-PB. 2016. 147f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2898
Data de defesa: 27-Set-2016
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrício André Lima Cavalcante.pdfPDF - Fabrício André Lima Cavalcante26.05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.