Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as)
Título(s) alternativo(s): Inter-relation of the Knowledge of the disciplines of Biology and the Agricultural Technician in PROEJA: Implications in the professional formation of the students
Autor: Silva, Luiz Eduardo Paulino da 
Primeiro orientador: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Celino, Marta Lúcia de Souza
Segundo membro da banca: Ribeiro, Silvana Eloisa da Silva
Resumo: No contexto educacional brasileiro, muitos jovens que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) enfrentam uma realidade marcada por desistência e resistência, expectativa e superação devido ao aumento das suas atividades em tempo integral. Investiga-se proximidade e distanciamento entre saberes da disciplina de Biologia e as do Técnico Agropecuário inscritos em suas ementas, verificando suas implicações na formação profissional dos educandos(as) no PROEJA. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa etnográfica, bibliográfica, documental e empírica contendo informações adquiridas com aplicação de um questionário a educandos(as) do PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Teoricamente, esta discussão considera autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), o PROEJA (FREIRE, 2007; BARBOSA, 2008; BOGDAN&BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001; MANTOAN, 1991; MOURA, 2009; REGO, 2000) saberes docentes (TARDIF, 2002) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). Ao inter-relacionar informações empíricas (questionário) e documentais (ementas) verificamos que, entre os saberes disciplinares da Biologia e Técnico Agropecuário no PROEJA, prevalece o distanciamento teórico-prático expressado nos depoimentos na maioria dos informantes, ainda que de forma elementar. Entende-se que a formação educacional nesta modalidade de ensino demanda mais proximidade entre as propostas teórico-práticas das suas disciplinas, pois a ausência deste diálogo interdisciplinar compromete a formação profissional inicial e continuada dos educandos(as).
Abstract: In the Brazilian social context, many young people who participate in the National Program for the Integration of Vocational Education incorporated into Basic Education in the modality of Youth and Adult Education (PROEJA) face an educational reality marked by withdrawal and resistance, expectation and overcoming due to the increase in Full-time activities. We investigate the proximity and distance between the knowledge of the discipline of Biology and those of the Agricultural Technician enrolled in their menus, verifying its implications in the professional formation of the students in PROEJA. This research is characterized as qualitative ethnographic, bibliographical, documentary and empirical containing information acquired with application of a questionnaire to students of PROEJA (ANDRÉ, 1997; GIL, 2010; MICHALISZYN, 2009; RICHARDSON, 2012). Theoretically, this discussion considers authors who discuss the Education of Young and Adults, Professional Education (MANFREDI, 2003; KUENZER, 2002), PROEJA (Freire, 2007; Bargoos, 2008; Bogdan & BIKLEN, 1994; CURY, 2000; GARCIA, 2001 (TARDIF, 2002) and Interdisciplinarity (FAZENDA, 2002). By interrelating empirical (questionnaire) and documentary information (menus), we verified that, among the disciplinary knowledges of Biology and Agricultural Technician in PROEJA, the theoretical-practical distancing expressed in the incipient forms with which the informants relate such knowledge prevails. It is understood that the educational formation in this modality of education demands more proximity between the theoretical-practical proposals of its disciplines, because the absence of this interdisciplinary dialogue commits the initial and continued professional formation of the students.
Palavras-chave: Formação profissional
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ementas
Diálogo interdisciplinar
Professional qualification
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, L. E. P. da. Inter-relação dos saberes da disciplina de Biologia e as do técnico agropecuária no PROEJA: Implicações na formação profissional dos educandos(as). 2017. 200f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2884
Data de defesa: 24-Fev-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Eduardo Paulino da Silva.pdfPDF - Luiz Eduardo Paulino da Silva51.17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.