Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2856
Tipo do documento: Dissertação
Título: Potencialidades pedagógicas da História da Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de trigonometria
Autor: Silva, Francisco Adeilton da 
Primeiro orientador: Andrade, Silvanio de
Primeiro membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Segundo membro da banca: Dias, Graciana Ferreira
Resumo: Este estudo discute as potencialidades pedagógicas da História da Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de Trigonometria. Com o objetivo de analisar as passagens históricas no conteúdo de Trigonometria nos livros didáticos do Ensino Médio, a partir das categorias de sentidos propostas por Alencar (2014) e das potencialidades pedagógicas da História da Matemática, apontadas por Miguel (1993); verificar quais das potencialidades pedagógicas da História da Matemática identificadas nos livros didáticos têm o potencial de ser mais efetiva para o ensino da matemática. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa com o intuito de aferir aspectos quanto à natureza do conteúdo veiculado e quanto ao objetivo das passagens históricas, descrevendo as características fundamentais que possibilitaram classificá-las de acordo com as potencialidades pedagógicas da História da Matemática. Os dados foram construídos a partir da análise das passagens históricas no conteúdo de Trigonometria nos seis livros didáticos de matemática do segundo ano do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2015. Diante das análises, observamos que a História da Matemática é utilizada como acessório ao conteúdo matemático. A maioria das passagens históricas enaltece a contribuição ou descoberta de uma personalidade importante na História da Matemática, revelando como potencialidade pedagógica a história como fonte de motivação e de objetivos para o ensino-aprendizagem da matemática, que parece ser a potencialidade menos interessante do ponto de vista da compreensão de conceitos matemáticos. As potencialidades que tratam a História da Matemática como estratégia didática foram identificadas em uma parcela reduzida de passagens históricas. Essas potencialidades deveriam ser mais exploradas, visto que contribuem para uma mudança de percepção em relação à matemática, possibilitam a desmistificação da mesma como uma ciência isolada e acabada, à medida que mostram as motivações e aplicações de conceitos matemáticos na história. Outro aspecto desvelado consiste que, em consonância com a literatura, a potencialidade ―A história como um veiculado fundamentais e quanto que ao objetivo possibilitaram das passagens históricas, classificá-las descrevendo acordo as as de com instrumento na formalização de conceitos matemáticos” (MIGUEL, 1993), como a que tem potencial de ser mais efetiva para o ensino da matemática, por desempenhar o papel de transformar o aluno em um sujeito ativo, levando-o à compreensão do conteúdo e à formalização de conceitos matemáticos. Observamos um certo interesse em utilizar a História da Matemática nos livros didáticos analisados. Porém, percebemos que essa utilização deve centrar-se mais nas potencialidades pedagógicas que tratam da importância de um conceito matemático ao longo da história, que insere a História da Matemática dentro de um contexto sociocultural, político e econômico, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e para uma mudança de percepção em relação à Matemática. Concluímos que no processo de escolha do livro didático, o professor precisa, além dos critérios de avaliação do PNLD, averiguar quais coleções abordam a História da Matemática como um recurso didático, que revelam o desenvolvimento histórico do conteúdo, evidenciando sua origem, evolução e as diferentes formalizações de um mesmo conceito ao longo do tempo.
Abstract: This study discusses the pedagogical potentialities of the History of Mathematics in the textbooks of High School in the content of Trigonometry. It is important to analyze the historical passages in the content of Trigonometry in the textbooks of High School, from the categories of meanings proposed by Alencar (2014) and of the pedagogical potentialities of the History of Mathematics, pointed out by Miguel (1993), and to verify which of the pedagogical potentialities of the History of Mathematics identified in textbooks have the potential to be more effective for the teaching of mathematics. It is characterized as a research of a qualitative nature in order to ascertain aspects regarding the nature of the content and the objective of the historical passages, describing the fundamental characteristics that made it possible to classify them according to the pedagogical potentialities of the History of Mathematics. The data were constructed from the analysis of the historical passages in the content of Trigonometry in the six textbooks of mathematics of the second year of High School, approved by PNLD 2015. Before the analysis, we observe that the History of Mathematics is used as an accessory to the mathematical content. Most of the historical passages extol the contribution or discovery of an important personality in the History of Mathematics, revealing as a pedagogical potential the history as a source of motivation and objectives for teaching-learning of mathematics, which seems to be the least interesting Understanding of mathematical concepts. The potentialities that treat the History of Mathematics as didactic strategy were identified in a reduced portion of historical passages. These potentialities should be further explored, since they contribute to a change of perception in relation to mathematics, they enable the demystification of mathematics as an isolated and finished science, as they show the motivations and applications of mathematical concepts in history. Another aspect revealed is that, in consonance with the literature, the potentiality "History as an instrument in the formalization of mathematical concepts" (MIGUEL, 1993), as having the potential to be more effective for teaching mathematics, plays The role of transforming the student into an active subject, leading him to an understanding of the content and the formalization of mathematical concepts. We observed a certain interest in using the History of Mathematics in the textbooks analyzed. However, we realize that this use should focus more on the pedagogical potentialities that deal with the importance of a mathematical concept throughout history that inserts the History of Mathematics within a sociocultural, political and economic context, contributing to the teaching- Learning and for a change of perception regarding Mathematics. We conclude that in the process of choosing the textbook, the teacher needs, besides the evaluation criteria of the PNLD, to find out which collections approach the History of Mathematics as a didactic resource. Which collections reveal the historical development of the content, evidencing its origin, evolution and the different formalizations of the same concept over time.
Palavras-chave: Trigonometria
Livro didático
Potencialidades pedagógicas
História da Matemática
Trigonometry
Textbook
Pedagogical potentialities
History of Mathematics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, F. A. da. Potencialidades pedagógicas da História da Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de trigonometria. 2017. 192f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2856
Data de defesa: 11-Ago-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Adeilton da Silva.pdfPDF - Francisco Adeilton da Silva64.85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.