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dc.creatorAraujo, Wilma Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2748840887716840por
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Pedro de-
dc.contributor.referee1Gaudencio, Edmundo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826037414483856por
dc.contributor.referee2Barros, Sibelle Maria Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4445866434237408por
dc.date.accessioned2017-08-29T15:44:22Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, W. F. de. Discurso e medicalização: O significado do TDAH para pais e mães de alunos do Ensino Fundamental. 2017. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2837-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é identificar e analisar o significado do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) em relatos de pais e mães de filhos que receberam este diagnóstico. Desde o final do século XX, mais precisamente nos últimos trinta anos, tem sido crescente o número de diagnósticos de TDA/H como parte de um crescente processo de patologização e medicalização dos comportamentos. Nesse processo, a escola aparece como principal agente encaminhador de crianças para profissionais da área da saúde, confirmando os relatos que apontam o espaço educacional como reprodutor do discurso médico-científico, sem uma reflexão própria, contribuindo para manter a exclusão e a discriminação entre os considerados normais e os “anormais”, aqueles se distanciam de seus padrões. Para efetivar esta pesquisa, realizamos doze entrevistas semiestruturadas com pais e mães de alunos do ensino fundamental I, de escolas públicas e de uma clínica particular para tratamento especializado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, orientada teórica e metodologicamente pela Psicologia Social Discursiva, que enfatiza a importância da linguagem e do discurso na compreensão dos processos psicossociais, desenvolvida por autores ingleses como Jonathan Potter e Margareth Wetherell. Os entrevistados, em sua maioria, aceitam passivamente, sem questionar, o diagnóstico médico atribuído a seus filhos e o uso de medicamentos psicotrópicos como meio de eliminar os problemas de aprendizagem e comportamentais de seus filhos, fato que evidencia o valor e poder do discurso médico em nosso contexto social.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to identify and analyze the meaning of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) on reports from parents of children who received this diagnosis. Since the late twentieth century, more precisely the last thirty years, the number of ADHD diagnoses has been increasing as part of a growing process of pathologization and medicalization of behaviors. In this process, the school appears as the primary targeting agent of children for health professionals, confirming reports that link the educational space as a player of the scientific-medical discourse, without a proper consideration, contributing to maintain the separation and discrimination between those considered normal and "abnormal", those who distance themselves from their standards. To carry out this research, we conducted twelve semi-structured interviews with parents of primary I school students, from public schools and a private clinic for specialized treatment. It is a qualitative research oriented theoretically and methodologically by Social Discursive Psychology, which emphasizes the importance of language and discourse in understanding the psychosocial processes, developed by English authors such as Jonathan Potter and Margareth Wetherell. The majority of respondents passively accepted, without question, medical diagnosis attributed to their children and the use of psychotropic medications as a means of eliminating the learning and behavioral problems of their children, a fact that highlights the value and power of the medical discourse in our social context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-08-04T13:50:04Z No. of bitstreams: 1 PDF - Wilma Fernandes de Araújo.pdf: 20725740 bytes, checksum: 5a9f9d8d981589b35c74192f3b461413 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-08-29T15:44:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Wilma Fernandes de Araújo.pdf: 20725740 bytes, checksum: 5a9f9d8d981589b35c74192f3b461413 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T15:44:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Wilma Fernandes de Araújo.pdf: 20725740 bytes, checksum: 5a9f9d8d981589b35c74192f3b461413 (MD5) Previous issue date: 2017-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6309/PDF%20-%20Wilma%20Fernandes%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpor
dc.subjectPatologizaçãopor
dc.subjectMedicalizaçãopor
dc.subjectPsicologia social discursivapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleDiscurso e medicalização: O significado do TDAH para pais e mães de alunos do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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