Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2829
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os laboratórios didáticos em um curso de Física do Parfor no estado do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The teaching laboratories in a PARFOR of Physics course in the State of Maranhão
Autor: Alencar, Fábio Pessoa 
Primeiro orientador: Freire, Morgana Ligia de Farias
Primeiro membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Segundo membro da banca: Araújo, Lincoln Rodrigues Sampaio de
Resumo: Tradicionalmente, o ensino de Física, ainda, é voltado para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático. Essa prática gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos, o que leva a maioria dos alunos a não se identificarem com a mesma, fazendo desabafos negativos. Já com relação ao laboratório didático de Física no Brasil, pode-se afirmar que viveu um estado de dormência. No entanto, através de projetos diversos, os laboratórios didáticos voltam a ficar em evidência, com novas propostas metodológicas, equipamentos, montagens etc. Diante desses motivos e da forma de se ensinar e aprender, pensamos em um trabalho para avaliar a questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso, surgiu a seguinte problemática: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de Física? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, além do que, existe a carência de professores de Física para educação básica. Sendo assim, nosso objetivo foi apresentar alguns aspectos teóricos sobre o ensino nos laboratórios didáticos em um curso de Licenciatura em Física do PARFOR. O curso analisado foi o do PARFOR-IFMA. Optamos por este devido ao fato de nossa vivência seja como professor ou coordenador. Quanto ao tipo de pesquisa, optamos pela utilização metodológica de natureza qualitativa; quanto à abordagem metodológica, utilizamos um estudo de caso, que se institui numa estratégia de pesquisa, considerando os dados existentes, com a intenção de investigá-los em profundidade, em que o principal alvo do estudo pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas. Devemos ressaltar que, diante dos ementários dos componentes curriculares referentes aos laboratórios do curso de Licenciatura em Física, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa.
Abstract: Traditionally, teaching physics even is facing the mechanism, developing accumulation of information and mathematical formalism of operational skills. This practice creates difficulties in the development of scientific contents, which leads most students do not identify with it, making negative outpourings. In relation to teaching physics laboratory in Brazil, can say that lived a dormant state.However, through several projects, teaching laboratories, which decrease the difficulties of student learning, back to become evident, with new methodological proposals, equipment, assemblies, and so on. Facing these motives and way of teaching and learning we think of work to assess the issue of teaching laboratories in degree courses in Physics PARFOR. With that came the following issues: What are the contributions of the curricular components for laboratories in a Degree in Physics offered by PARFOR in the training of teachers of physics? We understand that PARFOR program is of utmost importance for a science as physics, beyond that, there is a dearth of physics teachers for basic education. Thus, our objectivel was to present some theoretical aspects of teaching in the undergraduate laboratory in a Degree in Physics PARFOR. The course was analyzed the PARFOR-IFMA. We opted for this due to the fact our experience it either as a teacher or coordinator. About the type of research, we chose the methodological use of a qualitative nature; as the methodological approach, we use a case study, which establishes a strategy of research, considering the existing data with the intention of investigating them in depth, in which the main target of study may be a person or group of people. We must emphasize that, given the menus the curriculum components for laboratories of the Degree in Physics, the teacher may choose to experimental activities in which the student can act so really active menus courses.
Palavras-chave: Licenciatura em Física
PARFOR
Laboratório didático
Degree in Physics
Educational laboratory
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ALENCAR, F. P. Os laboratórios didáticos em um curso de Física do PARFOR no estado do Maranhão. 2016. 156f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2829
Data de defesa: 17-Jun-2016
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Pessoa Alencar.pdfPDF - Fábio Pessoa Alencar53.92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.