Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2716
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento literário através dos cordéis: um caminho possível na educação de jovens e adultos
Autor: Lima, Cleômenes Sales de
Primeiro orientador: Aranha , Simone Dália de Gusmão
Resumo: A necessidade de relacionar o universo escolar à vivência dos alunos tem sido um dos pontos cruciais da educação atual. Nessa perspectiva, o letramento representa um grande avanço no campo teórico cujas reflexões vêm propiciando um novo olhar no jeito de pensar e de se fazer educação, para uma melhor intervenção em sala de aula.Baseadanesses estudos, esta pesquisa se desenvolveu partindo-se da seguinte pergunta norteadora: De que forma o letramento literário em aulas de língua portuguesa pode contribuir para a motivação e formação crítica e cidadã dos alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA)?Considerando que o indivíduo se relaciona com o mundo, utilizando-se das mais variadas linguagensé que a presente pesquisa traçou como objetivo geral investigar se o uso do gênero textual cordel, nas aulas de Língua Portuguesa na cidade de Esperança-PB, tem contribuído para a motivação e formação crítica e cidadã dos alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Como objetivos específicos, destacam-se1) Identificar e analisar, a partir de questionários, a concepção de língua que predomina na escola, nas aulas de Língua Portuguesa, bem como o reflexo dessa prática na formação dos educandos da EJA; 2) Desenvolver, em uma turma de 6º ciclo da EJA, e com base na teoria do Letramento, uma proposta de intervenção pedagógica tendo como referência a sequência básica proposta por Cosson (2012),utilizando-se o cordel como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa, visando, além de motivar nos alunos o gosto pelas aulas, desenvolver, neles, o olhar crítico sobre a realidade que os rodeia. O uso do cordel se justifica por se tratar de um gênero muito próximo da realidade do povo nordestino, a exemplo da sua linguagem e os seus temas mais recorrentes.Trata-se, de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, visto que houve uma intervenção pedagógica com o objetivo de se testar o produto final, um plano de aula elaborada a partir de Cosson (2012). Na coleta de dados, foram utilizados questionários direcionados a professores de Língua Portuguesa e alunos do 6º Cíclo da EJA, sendo ambos os sujeitos envolvidos nessa investigação. Como base teórica, recorreu-se à teoria do letramento, com base nos estudos de Rojo (2006; 2012), Cosson (2012), Street (2014), Kleiman (1995; 2005 e 2008) eSoares (2009). A pesquisa qualitativa foi fundamentada a partir de pesquisas documentais, bibliográficas e empíricas; baseada em produções acadêmico-científicas nas quais se buscou adquirir um maior entendimento sobre a teoria do letramento para subsidiar a proposta de intervenção. Também foram analisados documentos da Lei de Diretrizes e Bases, para refletirmos sobre as políticas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. Essa etapa teórica forneceu subsídios para elaboração da pesquisa de campo. Constatou-se que o letramento literário não tem sido devidamente explorado em sala de aula e que o uso da sequência didática no ensino de língua materna contribuiu significativamente para a formação dos alunos envolvidos nesta pesquisa, o que revela a necessidade de todo professor estar sempre se qualificando para o bom exercício da sua profissão.
Abstract: The need to link the school environment to the experience of the students has been one of the crucial points of the current education. In this perspective, literary literacy represents a major advance in the theoretical reflections which come providing a new look at the way of thinking and doing education for better intervention in the classroom. Thus, based on these studies, this research was developed starting from the following guiding question: How does the literary literacy in Portuguese classes can contribute to the motivation and critical training and civic education of students in teaching mode Youth and Adult Education (EJA)? So, believing that the individual relates to the world from the most diverse expression capabilities using the various languages that is known, it is that this research has outlined is to investigate whether the use of the genre line, in Portuguese classes in the Esperança city has contributed to the motivation and critical training and citizen education of students in teaching mode Youth and Adult Education (EJA).Specific objectives, highlight 1) Identify and analyze, from questionnaires, the design language that prevails in school, in Portuguese classes as well as the reflection of this practice in the training of students of adult education; 2) Develop, in a group of cycle 6th of the EJA, and based on literacy theory, a proposal of class plan with reference to the basic sequence proposed by Cosson (2012), using the twine as a teaching resource in classes Portuguese targeting and motivate students a taste for lessons, develop, these students, the critical look at the reality around them. The use of twine is justified because it is a very close genre of reality of the northeastern people, like its language and most recurrent. it‟s a question of theme, a qualitative research type action research, since there was a didactic intervention with the aim of testing the final product, which is an instructional sequence drawn from the proposal by Cosson (2012). Data collect were used also targeted questionnaires to Portuguese teachers of EJA and students of the 6th cycle of the same type of education, both the subjects involved in this research. As a theoretical basis, it used the literacy theory, based on studies of Rojo (2006, 2012), Cosson (2012), Street (2014), Kleiman (1995, 2005 and 2008) and Soares (2009). The qualitative study was founded from documentary, bibliographic and empirical research. The documentary research; based on academic and scientific productions in which it sought to gain greater understanding of literacy theory to support the proposal of educational intervention. We also analyze documents Guidelines and Framework Act, to reflect on the policies for the Youth and Adult Education. This theoretical stage provided subsidies for the development of field research. It can be seen in this study that the literary literacy has not been properly explored in the classroom and the use of didactic sequenceon the basis of didactic sequence contributed significantly to the education of the students involved this search, which reveals the need forevery teacher is always qualifying for the proper exercise of their profession.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - EJA. Ensino de língua portuguesa. Letramento literário. Literatura de cordel.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Lima, Cleômenes Sales de. Letramento literário através dos cordéis: um caminho possível na educação de jovens e adultos. 2016. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2716
Data de defesa: 22-Set-2016
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - CLEÔMENES SALES DE LIMA.pdf50.3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.