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dc.creatorFerreira, Bruno Agra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9268375045214756por
dc.contributor.advisor1Morais, Misael Elias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517733010555330por
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Jorge Alves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226886239142027por
dc.contributor.referee1Galdino, Katia Elizabete-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657038729605079por
dc.contributor.referee2Silva, José Maria da-
dc.date.accessioned2016-10-19T17:11:43Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationFERREIRA, B. A. Metodologia para análise da distribuição espacial dos acidentes de trânsito com motocicletas no município de Campina Grande - PB. 2016. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2625-
dc.description.resumoA motocicleta é o meio de transporte mais vulnerável a ocorrência de acidentes de trânsitos, e passou de um objeto de desejo do século XX, para ser objeto de riscos nos dias atuais, impactando na qualidade de vida da população, sendo considerado um problema de saúde pública que representa um risco à vida, produzindo doença, podendo até provocar a morte. Portanto, se nada for feito para amenizar os altos índices alcançados na atualidade, irá se tornar uma das principais causas de mortes por causas externas do Brasil e do mundo. O objetivo da presente dissertação foi realizar uma análise nos dados de acidentes de trânsito com motocicletas ocorridos no município de Campina Grande – PB, no ano de 2014, fazendo- se uso de Sistemas de Informações Geográficas associados a ferramentas de Estatística Espacial e partindo da verificação e identificação de tendências pontuais deste tipo de acidentes de trânsito, até a verificação da ocorrência de áreas críticas. Para isto utilizou-se de procedimento qualitativos, quantitativos e de uma análise minuciosa ao banco de dados fornecidos pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), para posteriormente realizar a aplicação do estimador de Kernel no Software Estatístico R. Com isto podemos concluir que a utilização do mapa de calor do estimador de Kernel, incorporados ao software Estatístico R versão 3.2.2, forneceram bons resultados. Está Ferramenta permitirá uma visualização quanto a variação e intensidade ao longo do período do ano de 2014.por
dc.description.abstractThe motorcycle is the most vulnerable means of transport of occurrence of traffic accidents, , and passed from desire object in twentieth century, to be subject to risks nowadays, impacting on people's quality of life and is considered a health public problem that poses a risk of life, causing diseases and may even cause death. Therefore, if nothing is done to mitigate the high levels achieved it will becomes to one of the leading causes of death from external causes in Brazil and in the world. The objective of this thesis was to analyze the traffic accident database with motorcycles occurred in Campina Grande city - PB, in 2014, making use of Geographic Information Systems associated with Spatial Statistics tools, based on the verification and identification of specific trends of this type of traffic accidents to check the occurrence of critical areas. For this we used qualitative, quantitative procedure and a rigorous analysis of the database provided by the Public Transport and Traffic System - STTP to later perform the application of the Kernel estimator in Statistical Software R. Thereby we can conclude that using Kernel estimator heat map, incorporated into the statistical software R version 3.2.2, provided good results. Helping to preview of the variation and intensity, which the database behaved over the 2014 period.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-10-19T12:06:56Z No. of bitstreams: 1 PDF - Bruno Agra Ferreira.pdf: 2865604 bytes, checksum: 283abb3148babe3fe7541c3537cde30a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-10-19T17:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Bruno Agra Ferreira.pdf: 2865604 bytes, checksum: 283abb3148babe3fe7541c3537cde30a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-19T17:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Bruno Agra Ferreira.pdf: 2865604 bytes, checksum: 283abb3148babe3fe7541c3537cde30a (MD5) Previous issue date: 2016-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5605/PDF%20-%20Bruno%20Agra%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectAcidentes com motocicletaspor
dc.subjectVulnerabilidadepor
dc.subjectSistemas de Informações Geográficaspor
dc.subjectGeographic Information Systemseng
dc.subjectAccidents with motorcyclistseng
dc.subjectTransits of accidentseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleMetodologia para análise da distribuição espacial dos acidentes de trânsito com motocicletas no município de Campina Grande - PBpor
dc.typeDissertaçãopor
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