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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os mortos como tecidos vivos na memória em Os mortos são estrangeiros, de Newton Navarro
Autor: Macedo, Stefânnya Silveira de
Primeiro orientador: Silva, Eli Brandão da
Resumo: Dentre os vários códigos simbólicos existentes na esfera cultural, o discurso literário aparece-nos como relevante para a análise da multiplicidade linguística e discursiva inerente a cultura, pois pelo seu teor plurissignificativo, se configura como dispositivo hermenêutico que permite revelar a dimensão multifacetada do real. A partir disto, este trabalho busca investigar, através dos contos “A cadeira na sombra”, “Sextafeira da paixão” e “Os mortos são estrangeiros”, os quais compõem a obra Os mortos são estrangeiros (1970), do escritor norte-rio-grandense Newton Navarro, como os mortos continuam presentes enquanto memória dos personagens vivos. Nas narrativas examinadas, detectamos elementos recorrentes que permitem entrever que, embora, a morte coloque em pauta a ausência irremediável, “antes estava, agora já não mais estar”, ela não rompe definitivamente com os vínculos que ligam os mortos e os vivos. O corpo se dissipa, mas a memória do morto continua a existir entre os vivos. Isto se dá por vários motivos próprios da complexidade e mistério do humano, dentre os quais, por razões existenciais, religiosas ou sociais. Para a realização deste trabalho utilizamos as leituras de: BAKHTIN (2003,1992); BARROS (1999, 1995); BOSI (1994); BRANDÃO (2006, 2005, 2004); CULLER (1999); DUARTE & MACÊDO (2001); EAGLETON (2003); FIORIN (2006, 1999); GOMES (1995); GURGEL (2001); MAINGUENEAU (2008, 2006, 1993); NAVARRO (2003); RICOUER (2007, 1992) VALDÉS (1996); ZIEGLER (1977), entre outros.
Abstract: Among the several symbolic codes in existing the cultural sphere, literary speech appears us as relevant for the analysis of linguistic and discursive multiplicity inherent to the culture, because of his tenor of many meanings, if it configures itself as device for interpretation of sacred texts allowing to reveal the dimension of many facets of the real. Therefore, this work searches to investigate, through the short stories "A cadeira na sombra", "Sexta-feira da paixão" and " Os mortos são estrangeiros", which compose the work Os mortos são estrangeiros (1970), from the north-rio-grandense writer Newton Navarro, as the deads remain present while in the alives characters' memory. Within the narratives examined, we detected appealing elements that allow us to prove that, although the death puts on the agenda the hopeless absence, "before you were, now no longer you are", it doesn't breaks up definitively with the bonds that tie the deads to the alives. The body vanishes, but the memory of the dead continues to exist among the living world. This feels either for religious faiths or for other elements of the social life due to affectionate reasons involving this issue. For the accomplish of these work, utilize the reading of: BAKHTIN (2003, 1992); BARROS (1999, 1995); BOSI (1994); BRANDÃO (2006, 2005, 2004); CULLER (1999); DUARTE & MACÊDO (2001); EAGLETON (2003); FIORIN (2006, 1999); GOMES (1995); GURGEL (2001); MAINGUENEAU (2008, 2006, 1993); NAVARRO (2003); RICOUER (2007, 1992) VALDÉS (1996); ZIEGLER (1977), among others
Palavras-chave: Análise literária. Literatura brasileira. Memória. Morte
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Macedo, Stefânnya Silveira de. Os mortos como tecidos vivos na memória em Os mortos são estrangeiros, de Newton Navarro. 2010. 108 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2595
Data de defesa: 19-Jul-2010
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