Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2536
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação das potencialidades farmacológicas em periodontia de extratos e óleos essenciais de Croton blanchetianus Baill.
Autor: Souza, Emmanuel Albuquerque de 
Primeiro orientador: Medeiros, Ana Claudia Dantas de
Primeiro membro da banca: Foglio, Mary Ann
Segundo membro da banca: Costa, Edja Maria Melo de Brito
Resumo: Os produtos de origem natural, obtidos de plantas utilizadas na medicina tradicional são considerados uma boa alternativa ao tratamento das doenças periodontais. Esse trabalho avaliou os aspectos químicos, biológicos e toxicológicos de extratos e óleos essenciais de Croton blanchetianus Baill. Extratos hidroalcoólicos foram avaliados por técnicas de planejamento fatorial; e extratos nebulizado, liofilizados e óleos essenciais foram obtidos por diferentes técnicas e caracterizados através de Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM) e técnicas Termoanalíticas. Streptococcus mutans, S. oralis, S. salivarius, S. parasanguinis, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, Aggregatibacter actinomycetencomitans e Fusobacteium nucleatm microdiluição, sendo foram avaliados por determinadas suas Concentrações Inibitórias Mínimas (CIMs); para esta última bactéria também foi avaliada a atividade antibiofilme. Na citotoxicidade in vitro, foram realizados ensaios de viabilidade celular com macrófagos RAW 269.7; e no ensaio de toxicidade aguda em ratos Wistar, com o extrato menos tóxico foram avaliados parâmetros hematológicos, bioquímicos e ponderais. O extrato hidroalcoólico com maior efetividade antibacteriana frente a Streptococcus sp, foi obtido por -1 turbólise, na concentração vegetal de 0,14 mg.ml e na proporção álcool:água de 70%; Através de CG-EM, identificou-se que os extratos liofilizados por maceração (ELM), ultrassom (ELU) e turbólise (ELT) possuem os mesmos fitoconstituintes, com grande quantidade de monossacarídeos, mas no ELT a proporção de todos os compostos é menor. Os principais compostos identificados nos óleos essenciais foram: α -pineno , γ-Cadineno, β –pineno e D-limoneno. O extrato nebulizado (ENM) foi o que apresentou maior efetividade antibacteriana sobre periodontopatógenos, dentre todas as amostras -1 avaliadas neste estudo, apresentando CIM de 15,6 µg.ml sobre todas as bactérias avaliadas, e -1 apenas 4,1% das cepas de F. nucleatum quando utilizado na concentração de 31,2 µg.ml permaneceram aderidas às placas de poliestireno. O ENM foi a amostra menos citotóxica, -1 apresentando a concentração de 100 µg.ml como a maior dose não tóxica às culturas de macrófagos e na análise toxicológica em modelos animais, não induziu nenhum animal à morte, nem provocou alterações dos parâmetros hematológicos e bioquímicos, podendo ser considerado um fitoterápico seguro. Portanto, o C. blanchetianus Baill tem ampla aplicabilidade biológica e os ensaios realizados in vitro apontam que extratos liofilizados, nebulizado e óleos essenciais têm grandes perspectivas no tratamento das doenças periodontais.
Abstract: Trabalho não possui resumos em línguas estrangeiras.
Palavras-chave: Fitoterapia
Periodontia
Microbiologia bucal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: SOUZA, E. A. de. Avaliação das potencialidades farmacológicas em periodontia de extratos e óleos essenciais de Croton blanchetianus Baill. 2014. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2536
Data de defesa: 28-Jul-2014
Aparece nas coleções:PPGO - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuel Albuquerque de Souza.pdfPDF - Emmanuel Albuquerque de Souza4.31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.