Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2531
Tipo do documento: Dissertação
Título: De Cabo Verde ao Rio Grande do Norte: identidade étnica e social em Famintos de Luis Romano e Os Brutos de José Bezerra Gomes
Autor: Marcos , Eidson Miguel da Silva
Primeiro orientador: Bezerra , Rosilda Alves
Resumo: No decorrer do século XX, a construção ou a releitura de identidades nacionais marcaram a trajetória de vários países, a exemplo de Cabo Verde e Brasil. A literatura, nesse contexto, se converteunum campo fecundo para o desenvolvimento desses projetos identitários e respectivas discussões dos problemas inerentes às realidades dos ditos países. Partindo do reconhecimento do percurso histórico e literário de Cabo Verde em diálogo com o brasileiro, especificamente com o Regionalismo nordestino da década de 30, investigamos as conexões que se dão entre as duas realidades nos âmbitos histórico, cultural, geofísico e humano. Assim, buscamos compreender como se esboça a construção de uma identidade étnica e social – o fator étnico implicando na posição social e histórica do indivíduo – nos romancesFamintos e Os Brutos, do cabo-verdiano Luís Romano e do brasileiro José Bezerra Gomes, respectivamente. Para tanto, adotamos a análise literária, histórica e cultural dos dois romances, assim como numa aproximação entre os mesmos, configurando uma metodologia comparatista e interdisciplinar. Por fim, apresentamosalgumas ilações em torno da questão identitária e étnica, que a aproximação entre as duas obras suscitounos respectivos contextos de produção.
Abstract: Alo largo del siglo XX, la construcción o la relectura de identidades nacionales marcaran la trayectoria de varios países, como de Cabo Verde y Brasil. En este contexto La literaturase convirtió en campo fértil para el desarrollo de esos proyectos identitários y respectiva discusión de las cuestiones inherentes a la realidad de dichos países. Partiendo del reconocimiento de la trayectoria histórica y literaria de Cabo Verde en dialogo con la brasileña, específicamente con el Regionalismo nordestino de los años 30, investigamos las conexiones verificadas entre las dos realidades en los ámbitos histórico, cultural, geográfico y humano. Así, tratamos de comprender cómo se procesa la construcción de una identidad étnica y social – el factor étnico implicando en la posición social y histórica del individuo – en las novelasFamintos y Os Brutos, del cabo-verdiano Luís Romano y del brasileño José Bezerra Gomes, respectivamente. Para tanto, adoptamos el análisis literario, histórica y cultural de las dos novelas, así como una aproximación entre las mismas, configurando una metodología comparatista y interdisciplinaria. Por fin, presentamosalgunas ilaciones en torno alas cuestiones identitarias y étnicas, que la aproximación entre las dos obras suscitó en sus respectivos contextos de producción.
Palavras-chave: Identidade social. Análise literária. Literatura brasileira. Literatura cabo-verdiana
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Marcos , Eidson Miguel da Silva. De Cabo Verde ao Rio Grande do Norte: identidade étnica e social em Famintos de Luis Romano e Os Brutos de José Bezerra Gomes. 2013. 128 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2531
Data de defesa: 19-Abr-2013
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eidson Miguel da Silva Marcos.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.