Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Severina Faustino de-
dc.contributor.advisor1Bezerra, Rosilda Alves-
dc.date.accessioned2016-09-02T14:40:01Z-
dc.date.issued2012-08-17-
dc.identifier.citationSantos, Severina Faustino de. Reconfiguração da identidade negra na poesia modernista: as vozes de Bruno de Menezes e Lino Guedes. 2012. 104 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2515-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar a imagem do negro na poesia dos poetas modernistas, Bruno de Menezes e Lino Pinto Guedes, percebendo como ocorre o processo de denuncia social e resistência do negro, no que diz respeito ao processo de afirmação da identidade, investigando se no modo de representação os poetas praticavam um discurso coerente com o inconformismo estabelecido no período modernista. Os objetivos específicos propõem discutir o conceito de Literatura afro-brasileira, que se encontra em construção percebendo quais elementos diferenciam e certificam especificidades à produção dos negros brasileiros, diferente do conjunto da literatura “oficial”. Compreender que o Modernismo brasileiro não foi um movimento homogêneo, e não se reduz ao movimento de São Paulo, nem às produções de autores consagrados no contexto paulista. O corpus do trabalho é composto por Batuque (1993), de Bruno Menezes, obra que anunciou a produção literária afro-brasileira no Pará, e único livro do escritor a tratar da temática negra, Urucungo (1936) e Dictinha (1938), de Lino Guedes. Para obter os objetivos propostos, optamos pelos estudos voltados para contextualização social, histórica e cultural, apoiados nas teorias de Bhabha (1998), Hall (2002), Fanon (2010), Glissant (2005), que fundamentam as questões de identidade. No que concerne aos estudos sobre o Modernismo brasileiro, utilizamos os pressupostos teóricos de Kothe (2004), Veloso (2010), Fabris (1994). E para compreendermos a discussão atual sobre a literatura afro-brasileira, baseamo-nos nos conceitos de Duarte (2008; 2009; 2010), Cuti (2010), Ianni (1988) e Bezerra (2009; 2010).por
dc.description.abstractThis work has the aim of analyse the afrodescendant’s image in Bruno de Menezes and Lino Pinto Guedes’ poetry, noticing how the process of identity affirmation is showed, observing if in its representation process both poets practicing a coherent discourse with the inconformism established in modernist period. The specific aims propose to discuss the concept of afro-Brazilian Literature that is under construction, proposing how elements distinguish and certify the specificities related to the afro-Brazilians, different from the whole “official” literature. Comprehend that Brazilian Modernism was not an homogeneous movement, as well as that it cannot be reduced to the movement of São Paulo, as that the productions from consecrated authors in paulista context. The corpus work is built by Batuque (1993), de Bruno Menezes, masterpiece that has announced the afro-Brazilian literary production in Pará, and the only book by this writer to approach the afro thematic, Urucungo (1936) e Dictinha (1938), by Lino Guedes. To reach those aims, we opted to approach the researches on social, historical and cultural contextualization, based on the theories by Bhabha (1998), Hall (2002), Fanon (2010), Glissant (2005), that discuss identity questions. In which concern to the studies by Brazilian Modernism, we use theory by Kothe (2004), Veloso (2010), Fabris (1994). And to comprehend the recent discussion on afro-Brazilian literature, we based our research on concepts by Duarte (2008; 2009; 2010), Cuti (2010), Ianni (1988) e Bezerra (2009; 2010).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Deise Lorena Araújo (deiselorena@uepb.edu.br) on 2016-08-19T19:22:20Z No. of bitstreams: 1 PDF - Severina Faustino dos Santos.pdf: 868124 bytes, checksum: e703695547fb3fb3441dbef8ec636d93 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-09-02T14:40:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Severina Faustino dos Santos.pdf: 868124 bytes, checksum: e703695547fb3fb3441dbef8ec636d93 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-02T14:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Severina Faustino dos Santos.pdf: 868124 bytes, checksum: e703695547fb3fb3441dbef8ec636d93 (MD5) Previous issue date: 2012-08-17eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5313/PDF%20-%20Severina%20Faustino%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise literária. Identidade Negra. Modernismo.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleReconfiguração da identidade negra na poesia modernista: as vozes de Bruno de Menezes e Lino Guedespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Faustino dos Santos.pdf847.78 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.