Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2508
Tipo do documento: Dissertação
Título: A voz transgressora em Doña Bárbara e Viva o povo brasileiro.
Autor: Cavalcante, Lorena Gois de Lima
Primeiro orientador: Souza, Francisca Zuleide Duarte de
Resumo: Em A voz transgressora em Doña Bárbara e Viva o povo brasileiro foi desenvolvida uma análise comparativa das personagens Doña Bárbara e Maria da Fé, dos respectivos romances – Doña Bárbara de Rómulo Gallegos e Viva o povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro –, com o objetivo de analisar os perfis femininos de tais personagens, apontando o papel transgressor das mesmas. Para isso, foram levantados os elementos que as aproximam e, também, os que as distanciam. Como exemplo desse último, percebe-se em Maria da Fé uma mulher virtuosa e em Doña Bárbara uma mulher completamente arbitrária, mas ambas representantes de uma nova condição feminina na ficção, aquela em que a mulher aparece no texto literário sob uma nova visão, ganhando voz e espaço. Por se tratarem de obras da literatura latinoamericana, foi necessário abordar questões referentes a este universo literário, bem como, informações sobre os autores e sobre as obras estudas. Do referencial teórico usado para a pesquisa, José Luis Martínez, Walter Mignolo, Antonio Cornejo Polar, Donald L. Shaw e outros críticos da literatura latinoamericana foram fundamentais para estudar a história desta literatura que se desenvolve na América Latina; além de Flávio Aguiar e Sandra Guardini, que discorrem sobre o conceito de transculturação de Ángel Rama. E para a análise dos romances e do estudo comparativo das personagens foi de grande contribuição para este trabalho as ideias de Doris Sommer, Maria Gabriela Costa e Rita Therezinha Schimidt.
Abstract: En la voz transgresora en Doña Bárbara y Viva o povo brasileiro fue desarrollada un análisis comparativo de los personajes Doña Bárbara y Maria da Fé, de las respectivas novelas – Doña Bárbara de Rómulo Gallegos y Viva o povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro –, con el objetivo de analizar los perfiles femeninos de tales personajes, apuntando el papel transgresor de los mismos. Como ejemplo de ese último, se percibe en Maria da Fé una mujer virtuosa y en Doña Bárbara una mujer completamente arbitraria, mas ambas representantes de una nueva condición femenina en la ficción, aquélla en que la mujer aparece en el texto literario con una nueva mirada, ganando voz y espacio. Para eso, se buscó estudiar los elementos que los aproximan y, también, los que los distancian. Por ser obras de la literatura latinoamericana, fue necesario abordar cuestiones referentes a este universo literario, bien como, informaciones sobre los autores y sobre las obras estudiadas. Del referencial teórico usado para el trabajo, José Luis Martínez, Walter Mignolo, Antonio Cornejo Polar, Donald L. Shaw y otros críticos de la literatura latinoamericana fueron fundamentales para estudiar la historia de esta literatura que se desarrolla en la América Latina; además de Flávio Aguiar y Sandra Guardini, que discurren sobre el concepto de transculturación de Ángel Rama. Y para el análisis de las novelas y del estudio comparativo de los personajes fue de grande contribución para este trabajo las ideas de Doris Sommer, Maria Gabriela Costa y Rita Therezinha Schimidt.
Palavras-chave: Mulher. Transgressão. Literatura latino americana.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Cavalcante, Lorena Gois de Lima. A voz transgressora em Doña Bárbara e Viva o povo brasileiro. 2012. 106 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2508
Data de defesa: 20-Abr-2012
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorena Gois de Lima Cavalcante.pdf913.37 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.