Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalheiros, Rodrigo Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.date.accessioned2016-09-02T13:44:01Z-
dc.date.issued2010-07-31-
dc.identifier.citationMalheiros, Rodrigo Rodrigues. O entremez, o auto natalino e a dramaturgia em cordel: diálogos interculturais nas obras de Gil Vicente e Lourdes Ramalho. 2010. 78 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2491-
dc.description.resumoTrata-se da análise-interpretação das peças O auto de Mofina Mendes, de Gil Vicente e Presépio Mambembe, de Lourdes Ramalho, em perspectiva comparada, a fim de investigar como a forma do entremez relaciona-se com a do auto natalino, em diálogo aberto entre o sagrado e o profano, a tradição e o popular. Para tanto, estudaremos o entremez, em suas especificidades enquanto forma híbrida, destacando seu caráter popular – detectável tanto no ambiente em que se passa a peça, quanto nas ações e figurações das personagens no interior da mesma – e o universo carnavalesco re-criado, em suas relações com o processo histórico-social de produção/recepção. No caso da obra de Lourdes Ramalho, destaca-se, também, o recurso à paródia, que marcará seu diálogo, no tempo, com a dramaturgia vicentina. Para tanto, investiga-se, historicamente e esteticamente a forma do entremez ibérico até sua chegada ao Brasil, no século XIX, bem como suas relações, nesta recepção, com a cultura oral da região Nordeste. O entrecruzamento cultural do entremez e da literatura de folhetos nordestina fornecem elementos estético-formais necessários para a interpretação do que se chama, neste estudo, de dramaturgia em cordel nordestina.por
dc.description.abstractThe present study concerns in the analysis-interpretation of the plays: O Auto de Mofina Mendes by Gil Vicente and Presépio Mambembe by Lourdes Ramalho. This analysis was developed in a comparative perspective to investigate how the shape of the interlude is related with the Christmas play, in an open dialogue between the sacred and profane, the popular and tradition. Thus, we will study the interlude in its specificity as a hybrid form, highlighting its popular character - both detectable in the environment that the play is being performed, as in the actions and figurations of the characters within the same - and the carnival universe re-created in their relations with the historical and social process of production and reception. In the case of Lourdes Ramalho‟s work, there is also the use of parody, which will mark its dialogue in time with the Vincentian dramaturgy. To do so, we investigate, both historically and aesthetically the form of the Iberian interlude until his arrival in Brazil in the nineteenth century, as well as their relationships, during this reception, with the oral culture of the Northeast. The cultural intersection of the interlude and the handout Northeastern literature provide aesthetic and formal elements necessary for an understanding of what is called, in this study, dramaturgy in northeastern cordel („string‟).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Deise Lorena Araújo (deiselorena@uepb.edu.br) on 2016-08-31T18:56:13Z No. of bitstreams: 1 PDF - Rodrigo Rodrigues Malheiros.pdf: 760308 bytes, checksum: d98d03d966534ffef7bccdaac2505544 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-09-02T13:44:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Rodrigo Rodrigues Malheiros.pdf: 760308 bytes, checksum: d98d03d966534ffef7bccdaac2505544 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-02T13:44:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Rodrigo Rodrigues Malheiros.pdf: 760308 bytes, checksum: d98d03d966534ffef7bccdaac2505544 (MD5) Previous issue date: 2010-07-31eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5303/PDF%20-%20Rodrigo%20Rodrigues%20Malheiros.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise literária. Cordel. Dramaturgia. Teatro. Cultura popular.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO entremez, o auto natalino e a dramaturgia em cordel: diálogos interculturais nas obras de Gil Vicente e Lourdes Ramalhopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Rodrigues Malheiros.pdf742.49 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.