Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2447
Tipo do documento: Dissertação
Título: A representação do negro na literatura infantojuvenil de Ana Maria Machado
Autor: Silva, Felipe Pereira da
Primeiro orientador: Ribeiro, Maria Goretti
Resumo: É perceptível, nos últimos anos, uma tendência de desconstrução dos estereótipos acerca do negro na literatura infanto-juvenil brasileira, o que é ratificado quando observamos a forma como as narrativas contemporâneas oportunizam as personagens falarem sobre si e aos leitores ouvirem as vozes das margens. Tal tendência reflete um movimento de invocação ao supracitado gênero literário, inaugurado no Brasil por Monteiro Lobato, na década de 1920, e seguido por outros autores como Ana Maria Machado, a qual apresenta em sua produção ficcional uma ressignificação da imagem do negro, rompendo com os moldes da tradição e desconstruindo estereótipos e preconceitos historicamente construídos. As personagens aqui analisadas, através das suas construções físicas e psicológicas, permite-nos refletir acerca do racismo, mascarado pelo “mito da democracia racial” em nosso país, porém a evocação da miscigenação é refutada na prática, haja vista a persistência do que se convencionou denominar “racismo à brasileira”. Pelo exposto, torna-se notório que a proposta aqui empreendida objetiva analisar a desconstrução de estereótipos acerca do negro na obra de Ana Maria Machado, evidenciando a presença de um estilo de discurso inovador, que valoriza as características étnico-raciais do negro. Para tanto analisamos as personagens que compõem as obras: Do outro lado tem segredos, Menina Bonita do Laço de Fita, Do outro mundo, O mistério da ilha: mandingas da Ilha Quilomba, O canto da praça e outras obras que seguem a mesma linha. Este trabalho pretende, portanto, contribuir, através de reflexões e contrapontos, com a desconstrução de estereótipos que acometem a população negra no âmbito literário, o que favorece uma autoaceitação identitária desde a infância. impulsionada por um processo de valorização das características fenotípicas do negro e evocação à cultura da africanidade. Para tanto valemo-nos teoricamente dos mais renomados autores que se dedicam a linha de pesquisa aqui proposta tais como Rosemberg (1979 e 1985); Abramovich (1983 e 2004); Gouvêa (2005); Palo e Oliveira (2011) e Jovino (2006) dentre outros.
Abstract: It is noticeable in recent years, a deconstruction trend stereotypes about blacks in Brazilian children's literature, which is ratified when we observe how contemporary narratives give opportunity the characters talk about themselves and the readers hear the voices of margins. This trend reflects a movement of invocation to the aforementioned literary genre, inaugurated in Brazil by Monteiro Lobato, in the 1920s, and followed by other authors such as Ana Maria Machado, which has in its production fictional one reframing of the black image, breaking the molds of tradition and deconstructing stereotypes and prejudices historically constructed. The characters analyzed here through their physical and psychological constructs allows us to reflect about racism, masked by the "myth of racial democracy" in our country, but the evocation of miscegenation is refuted in practice, given the persistence of that conventionally called "Brazilian racism". From the foregoing, it becomes clear that the proposal here undertaken aims to analyze the deconstruction of stereotypes about the black in the work of Ana Maria Machado, evidencing the presence of an innovative style of speech, that values ethnic and racial characteristics of black. Therefore we analyze the characters that make up the works: Do outro lado tem segredos, Menina Bonita do Laço de Fita, Do outro mundo, O mistério da ilha: Mandingas da ilha Quilomba, O canto da praça and other works that follow the same line. This work therefore aims to contribute, through reflections and counterpoints with the deconstruction of stereotypes that affect the black population in the literary context, which favors an identity self-acceptance from childhood. boosted by a process of appreciation of the phenotypic characteristics of the black and recall the culture of Africanity. For this, theoretically we make use of the most renowned authors who are dedicated to research line proposed here such as Rosemberg (1979 and 1985); Abramovich (1983 and 2004); Gouvêa (2005); Palo e Oliveira (2011) and Jovino(2006) among others.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil. Negro - Gênero Literário. Estereótipos - Desconstrução
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Silva, Felipe Pereira da. A representação do negro na literatura infantojuvenil de Ana Maria Machado. 2016. 130 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2447
Data de defesa: 5-Abr-2016
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Pereira da Silva.pdf58.84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.