Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2388
Tipo do documento: Dissertação
Título: A história da relatividade especial antes de Einstein: elaboração de uma proposta para o Ensino Superior
Autor: Uchôa, Alessandra 
Primeiro orientador: Martins, Roberto de Andrade
Primeiro membro da banca: Silva, Ana Paula Bispo da
Segundo membro da banca: Moura, Breno Arsioli
Resumo: A relevância de ensinar conteúdos sobre as ciências tem se intensificado nas pesquisas educacionais das últimas décadas. Nesse sentido, a história e filosofia da ciência podem ser configuradas como sendo um interessante recurso pedagógico para tratar sobre a construção do conhecimento científico no ensino. Para subsidiar a nossa pesquisa, buscamos em Martins (1990; 2006), Matthews (1995), El-Hani (2006), elementos para entender o propósito dos estudos da História da Ciência, bem como justificar o seu uso no ensino da mesma. Na perspectiva da inserção da história da física moderna e contemporânea no curso de formação de professores, foi elaborado seis textos para ser aplicados para futuros professores de física. Os textos dos alunos contemplam os principais fatos históricos desde Aristóteles até Albert Einstein. Com este material pretendemos desmistificar a visão atual em que os créditos da teoria da relatividade especial são atribuídos somente a Albert Einstein, sem considerar, ou até mesmo diminuir, a contribuição de Poincaré, Lorentz e outros que foram de fundamental importância.
Abstract: The relevance of teaching about science has been an important issue for educational researches over the last decades. In this new approach, the use of history and philosophy of science is a promising pedagogical strategy to introduce them to treat about development of scientific knowledge in the context of education. To support our research, we in Martins (1990, 2006), Matthews (1995), El-Hani (2006), elements to understand the purpose of the study of the History of Science and justify its use in teaching science. In view of the insertion of the history of modern physics course in teacher training, was drafted six texts to be applied for future physics teachers. The student’s texts include major historical events from Aristotle to Einstein. With this material we intend to demystify the current view that the claims of the theory of special relativity is attributed only to Albert Einstein, without considering, or even decrease, the contribution of Poincaré, Lorentz and others that were of fundamental importance.
Palavras-chave: História da Ciência
Teoria da Relatividade
Formação docente
History Science
Theory of Relativity
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: UCHÔA, A. A história da relatividade especial antes de Einstein: elaboração de uma proposta para o Ensino Superior. 2013. 69f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2388
Data de defesa: 5-Nov-2013
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Uchôa.pdfPDF - Alessandra Uchôa1.53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.