Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2383
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A estatística no cotidiano escolar: Uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio |
Autor: | Araújo, Samara Pereira |
Primeiro orientador: | Esteves, Divanilda Maia |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Tiago Almeida de |
Segundo membro da banca: | Silva, Michelli Karinne Barros da |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado do uso de uma abordagem sobre o estudo de Estatística no Ensino Médio. Com a finalidade de se facilitar o ensino e a aprendizagem deste assunto, os alunos de 3 ano, turno tarde, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, município de Lagoa Seca, construíram um questionário simples, o qual foi aplicado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio da própria escola e, por fim, realizando a análise de dados obtidos. Tal abordagem teve como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos de investigar dados, tornar mais atrativo o conteúdo ministrado, facilitar o aprendizado da leitura de gráficos e também associar o estudo de Estatística com o ambiente dos alunos e da escola. No final, serão apresentados os resultados obtidos com os questionários, o perfil das turmas e as impressões gerais sobre o impacto do trabalho no desenvolvimento das turmas. |
Abstract: | The objective of this paper is to present the result of the use an approach about the study of Statistic in High school. With the purpose of facilitating teaching and learning of this subject, students of third year, who study in the afternoon, on State Elementary and High School Francisca Martiniano da Rocha, in Lagoa Seca city, They constructed a simple questionnaire, which was applied to Elementary and High school students of the own school and, finally, executing the data analysis obtained. This approach had as its objective to develop students’ ability for to investigate data, make taught content more attractive, to turn easier the reading learn charts and also associate the Statistical Study with the environment of the students and the school. Concluding, will be showed the obtained results of the questionnaires, the profile of classes and the general impressions about the work impact on the development of the classes. |
Palavras-chave: | Estatística Aprendizagem Ensino de Estatística Statistics |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | ARAÚJO, S. P. A estatística no cotidiano escolar: Uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2015. 58f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2383 |
Data de defesa: | 8-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Samara Pereira Araújo.pdf | PDF - Samara Pereira Araújo | 7.25 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.