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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCândido, Isamabéli Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051101001490090por
dc.contributor.advisor1Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0181025251506730por
dc.contributor.referee1Pascolati, Sônia Aparecida Vido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8576885635916940por
dc.contributor.referee2Justino, Luciano Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:23:08Z-
dc.date.available2014-09-12-
dc.date.issued2013-04-22-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Isamabéli Barbosa. Salmo 91: formas narrativas, adaptação e dramaturgia contemporânea no Brasil. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Estudos Interculturais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2102-
dc.description.resumoTrata-se de uma análise-interpretação de aspectos relativos às novas formas dramatúrgicas, em desenvolvimento no teatro brasileiro contemporâneo, mediante a leitura do texto Salmo 91, de Dib Carneiro Neto. Compara-se, neste percurso, a partir do processo adaptativo, o romance-reportagem Estação Carandiru, de Drauzio Varella e este texto dramatúrgico, tendo-se por objetivo debater criticamente o diálogo entre obra adaptante e obra adaptada, propondo revelar que a adaptação não deve ser entendida como uma cópia ordinária, mas como um processo de apropriação/recriação do material adaptado. Entende-se, assim, que mediante tal processo, o texto adaptado resulta em uma forma dramatúrgica que pode ser lida a partir das propostas de Jean-Pierre Sarrazac em torno da questão da rapsódia no teatro como um conceito que amplia o entendimento do paradigma do drama, notadamente na contemporaneidade. Para tanto, tais percursos nos servem para analisar e interpretar a peça Salmo 91, tendo em vista que se percebe nela a eclosão daquilo que Sarrazac (2000; 2012) chama de forma rapsódica do drama ligada a procedimentos de escrita como a montagem, a hibridização, a colagem, a coralidade (SARRAZAC, 2012, p. 152), ou seja, uma forma mais livre, em que os limites entre mimese e diegese estão tênues , na qual eclode o ator-rapsodo , tendo-se em vista que, agora, este ator, mais próximo de um narrador, expõe os novos paradigmas da forma dramática, para além do fechamento das teorias aristotelistas, trazendo a narração como um processo imaginativo e imersivo em relação à plateia, bastante recorrentes em termos de dramaturgia/teatro no Brasil dos últimos trinta anos.por
dc.description.abstractThis study is focused on the analysis-interpretation of aspects related to new dramatic forms in contemporary Brazilian theater, in order to analyze the play Salmo 91 (Psalm 91, by Dib Carneiro Neto) as an adaptation process of the novel report Estação Carandiru (Carandiru Station, by Drauzio Varella) to the stage. On this reading, the dialogue between the adapted text and his adaptation reveals a new work that shouldn t be understood as an ordinary copy but as a creative act of appropriation / (re-)creation of adapted materials. The adaptation announced such a process results in a dramaturgical form that can be read from the Jean-Pierre Sarrazac s proposals around "rhapsody" in the theater a concept that broadens our understanding of the drama paradigm, especially nowadays. These paths serve to the play s analysis-interpretation in order that it realizes what hatching which Sarrazac calls as a "rhapsodisation" of contemporary drama - a patchwork of dramatic, epic and lyrical elements put together by techniques of juxtaposition, collage or hybridization. This dramaturgical form, in which the boundaries between mimesis and diegesis are tenuous, gives rise to this actor closer to a narrator that exposes the new drama paradigms as an immersive and imaginative process in relation to the audience.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Isamabeli Barbosa Candido.pdf: 1247387 bytes, checksum: 5234578386ad9d8167f35fa0002cca6c (MD5) Previous issue date: 2013-04-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4142/PDF%20-%20Isamabeli%20Barbosa%20Candido.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentLiteratura e Estudos Interculturaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado em Literatura e Interculturalidade - MLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRapsódiapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectDramaturgia brasileirapor
dc.subjectAnálise literáriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleSalmo 91: formas narrativas, adaptação e dramaturgia contemporânea no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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