Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1936
Tipo do documento: Dissertação
Título: De Cabo Verde ao Rio Grande do Norte: identidade étnica e social em Famintos de Luis Romano e Os Brutos de José Bezerra Gomes
Autor: Marcos, Eidson Miguel da Silva 
Primeiro orientador: Bezerra, Rosilda Alves
Primeiro membro da banca: Souza, Francisca Zuleide Duarte de
Segundo membro da banca: Lima, Tânia Maria Araújo de
Resumo: No decorrer do século XX, a construção ou a releitura de identidades nacionais marcaram a trajetória de vários países, a exemplo de Cabo Verde e Brasil. A literatura, nesse contexto, se converteu num campo fecundo para o desenvolvimento desses projetos identitários e respectivas discussões dos problemas inerentes às realidades dos ditos países. Partindo do reconhecimento do percurso histórico e literário de Cabo Verde em diálogo com o brasileiro, especificamente com o Regionalismo nordestino da década de 30, investigamos as conexões que se dão entre as duas realidades nos âmbitos histórico, cultural, geofísico e humano. Assim, buscamos compreender como se esboça a construção de uma identidade étnica e social o fator étnico implicando na posição social e hist órica do indivíduo nos romances Famintos e Os Brutos, do cabo-verdiano Luís Romano e do brasileiro José Bezerra Gomes, respectivamente. Para tanto, adotamos a análise literária, histórica e cultural dos dois romances, assim como numa aproximação entre os mesmos, configurando uma metodologia comparatista e interdisciplinar. Por fim, apresentamos algumas ilações em torno da questão identitária e étnica , que a aproximação entre as duas obras suscitou nos respectivos contextos de produção.
Abstract: Alo largo del siglo XX, la construcción o la relectura de identidades nacionales marcaran la trayectoria de varios países, como de Cabo Verde y Brasil. En este contexto La literaturase convirtió en campo fértil para el desarrollo de eso s proyectos identitários y respectiva discusión de las cuestiones inherentes a la realidad de dichos países. Partiendo del reconocimiento de la trayectoria histórica y literaria de Cabo Verde en dialogo con la brasileña, específicamente con el Regionalismo nordestino de los años 30 , investigamos las conexiones verificadas entre las dos realidades en los ámbitos histórico, cultural, geográfico y humano. Así, tratamos de comprender cómo se procesa la construcción de una identidad étnica y social el factor étnico implicando en la posición social y histórica del individuo en las novelasFamintos y Os Brutos, del cabo-verdiano Luís Romano y del brasileño José Bezerra Gomes, respectivamente. Para tanto, adoptamos el análisis literario , histórica y cultural de l as dos novelas, así como una aproximación entre las mismas, configurando una metodología comparatista y interdisciplinaria. Por fin, presentamosalgunas ilaciones en torno alas cuestiones identitarias y étnicas, que la aproximación entre las dos obras suscitó en sus respectivos contextos de producción.
Palavras-chave: Identidade social
Análise literária
Literatura brasileira
Literatura cabo-verdiana
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Literatura e Estudos Interculturais
Programa: Mestrado em Literatura e Interculturalidade - MLI
Citação: MARCOS, Eidson Miguel da Silva. De Cabo Verde ao Rio Grande do Norte: identidade étnica e social em Famintos de Luis Romano e Os Brutos de José Bezerra Gomes. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Estudos Interculturais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1936
Data de defesa: 19-Abr-2013
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eidson Miguel da Silva Marcos.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.