Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1877
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos do estado trófico sobre as comunidades planctônicas de reservatórios da Bacia do Rio Paraíba semiárido - Brasil
Autor: Dias, Flávia Oliveira 
Primeiro orientador: Barbosa, José Etham de Lucena
Primeiro membro da banca: Ceballos, Beatriz Suzana Ovruski de
Segundo membro da banca: Wisniewski, Maria José dos Santos
Resumo: O processo de eutrofização cultural vem ao longo dos anos causando modificações nos corpos aquáticos, prejudicando a boa qualidade e alterando as suas condições ambientais. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos dos diferentes estados tróficos sobre as comunidades planctônicas de três reservatórios (Epitácio Pessoa, Camalaú e Poções) do semiárdio Brasil. O estudo foi realizado no período de setembro de 2010 à setembro de 2011, com intervalos de três meses, em uma estação de amostragem na região limnetica dos reservatórios, em quatro profundidades, seguindo percentuais de penetração de luz: 100%, 50%, 1% e região mais profunda. Foram analisadas variáveis físicas (temperatura e transparência da água), químicas (pH, concentrações de oxigênio dissolvido, alcalinidade, nutrientes nitrogenados e fosfatados) e biológicos (comunidades zooplanctônicas e fitoplanctônicas). Em relação à distribuição da luz na coluna de água, os valores mais elevados foram observados para o reservatório Epitácio Pessoa, seguido de Camalaú e Poções. Com relação aos nutrientes, os valores de fósforo registrados para todos os ambientes valores que excederam o limite indicado pelas normas do CONAMA 357/05, assim como para os parâmetros testados pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental-CETESB e através do modelo simplificado proposto por Salas e Martino (1991). Foram observadas diferenças na composição e estrutura das comunidades planctônicas em relação às diferentes condições tróficas dos reservatórios. Para as comunidades fitoplanctônicas, foi observado que o estado de trofia dos reservatórios concordaram com a composição fitoplanctônica, destacando-se a classe das Cianobactéria, a qual foi melhor representada com o maior número de táxons e biomassa, ratificando as condições de trofia dos reservatório, já para as analises das comunidades zooplanctônicas, com relação ao reservatório Poções, para o qual todos os parâmetros indicaram processo de eutrofização, foi verificado que os organismos do filo Rotífera,que foram mais representativos são típicos de ambientes eutróficos.
Abstract: Não possui resumo em inglês.
Palavras-chave: Eutrofização
Fitoplâncton
Zooplâncton
Qualidade de água
Condições ambientais
Contaminantes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Tecnologia Ambiental
Programa: Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental - MCTA
Citação: DIAS, Flávia Oliveira. Efeitos do estado trófico sobre as comunidades planctônicas de reservatórios da Bacia do Rio Paraíba semiárido - Brasil. 2012. 64 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1877
Data de defesa: 19-Jun-2012
Aparece nas coleções:PPGCTA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flavia Oliveira Dias.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.