Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1827
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tipos funcionais de plantas no semiárido, quais são os atributos chave?
Autor: Silva, álvaro Manassés Lima e 
Primeiro orientador: Trovão, Dilma Maria de Brito Melo
Primeiro coorientador: Mattos, Eduardo Arcoverde de
Primeiro membro da banca: Lopes, Sérgio de Faria
Segundo membro da banca: Quirino, Zelma Glebya Maciel
Resumo: Através dos tipos funcionais de plantas (TFPs) podemos sintetizar o papel das espécies vegetais e sua atuação em processos ecossistêmicos, além da sua função perante diferentes respostas às mudanças ambientais. O objetivo foi identificar TFPs na caatinga e testar a hipótese de que a massa foliar específica (MFE) tem um maior peso ou não entre os diferentes atributos selecionados. A pesquisa foi realizada em Barra de Santana - PB, entre setembro de 2011 a abril de 2012. Foram coletadas dez folhas de dez indivíduos de Allophylus sp., Anadenanthera colubrina, Aspidosperma pyrifolium, Bauhinia cheilantha, Commiphora leptophloeos, Croton blanchetianus, Cynophalla flexuosa, Jatropha molissima, Libidibia ferrea, Manihot glaziovii, Mimosa tenuiflora, Mimosa ophthalmocentra, Myracrodruon urundeuva, Piptadenia stipulacea, Poincianella pyramidalis, Pseudobombax marginatum, Sapium glandulosum, Schinopsis brasiliensis, Sideroxylon obtusifolium , Spondias tuberosa, Tabebuia aurea e Ziziphus joazeiro sendo medidas a massa foliar específica (MFE), espessura foliar (EF) e densidade da madeira (DM). AF foi medida através do software IMAGEJ. A DM foi obtida através do método de imersão. EF foi mensurado com um paquímetro digital. Os dados foram transformados e normalizados. Formaram-se grupos através do cluster de Ward, visualizados em PCA e nMDS. Foram identificados 3 grupos: (1) elevada MFE; (2) baixa MFE e DM; (3) baixa MFE e elevada DM. A PERMANOVA e a ANOSIM indicaram que os três grupos formados são significativamente distintos. Os atributos mais importantes foram MFE e DM, sendo os principais atributos dos dois primeiros eixos da PCA que responderam a 78,2% da variação, onde MFE explicou melhor a variação dos dados que DM. Os grupos identificados refletem a realidade da caatinga verificando-se um gradiente de estratégias entre plantas perenifólias e as deciduifólias contribuindo para a redução na competição pelo recurso disponível através da partição temporal dos mesmos entre espécies de diferentes comportamentos fenológicos.
Palavras-chave: Caatinga
Ecologia funcional
Densidade da madeira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ecologia e Conservação
Programa: Mestrado em Ecologia e Conservação
Citação: SILVA, álvaro Manassés Lima e. Tipos funcionais de plantas no semiárido, quais são os atributos chave?. 2012. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1827
Data de defesa: 12-Dez-2012
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alvaro Manasses Lima e Silva.pdf882.85 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.