Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1820
Tipo do documento: Dissertação
Título: A CENTRALIDADE DA MATERNAGEM NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DISCURSO DE DOCENTES E FAMÍLIAS USUÁRIAS DE CRECHE CAMPINA GRANDE PB 2007
A CENTRALIDADE DA MATERNAGEM NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DISCURSO DE DOCENTES E FAMÍLIAS USUÁRIAS DE CRECHE CAMPINA GRANDE PB 2007
Título(s) alternativo(s): The strength of motherhood in the child education pedagogical relationship. The speech of teachers and families users of day care
The strength of motherhood in the child education pedagogical relationship. The speech of teachers and families users of day care
Autor: Brandão, Soraya Maria Barros de Almeida 
Primeiro orientador: Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de
Primeiro membro da banca: Penna, Maura Lucia Fernandes
Resumo: As demandas atuais por educação infantil procedentes das novas políticas educacionais, vêm provocando discussões em torno da significação desse nível de educação e da nova postura dos educadores frente ao desenvolvimento integral da criança, proposto pela legislação específica. Ao estabelecer a educação infantil como primeira etapa da educação básica, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei nº 9394/96, estabelece que a criança deve ser respeitada como cidadã, sujeito de direitos. Esta lei é incisiva em preconizar formação superior para o profissional que atua nesse nível de educação, apontando, assim, para exigências teóricas, profissionais que a educação das crianças requer. Neste contexto, elegemos as questões desta pesquisa: Que significados de educação infantil marcam o discurso de professoras e de famílias usuárias de creches? Que relações são apontadas entre ser mulher, ser mãe, ser professora de crianças de 0 a 6 anos? Estas perguntas se traduzem no objetivo da pesquisa: analisar significados que educadores e famílias usuárias de creches dão à educação infantil. A pesquisa molda-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado em uma creche estadual em Campina Grande-PB. Participaram da pesquisa dez professoras e dez integrantes de famílias usuárias da respectiva creche. Os dados foram coletados através de documentos oficiais, questionários e entrevistas, no período de outubro a dezembro de 2006. Os discursos foram analisados através da Análise de Conteúdo. Através do discurso das professoras e de famílias usuárias de creches, constatamos que a docência na educação infantil ainda envolve aspectos indicadores do assistencialismo marcante no final do século XIX e início do século XX, nessa atividade, época em que o profissional que lidava com as crianças eram cuidadoras ou crecheiras , sob o princípio da custódia. Para as professoras entrevistadas, a formação acadêmica para a educação infantil parece ser pouco significativa, contrariante à maternagem, que se mostrou norteadora de todo o processo educativo na creche onde trabalham. Esta referência se articula à idéia da educadora nata e a estereótipos que naturalizam atributos femininos. Os discursos de professoras e usuários da creche pesquisada parecem significar uma nova versão do que defendiam os conservadores, higienistas e religiosos do passado. Apreendemos, também, uma recorrente improvisação de professoras na creche pesquisada, o que leva a inferir descaso com educação infantil. Os parâmetros oficiais de qualidade para educação infantil e a prática dessa atividade estão em contradição.
Abstract: The current demands for education child coming of new educational policies, are causing heated discussions on the significance of this level of education and the new attitude of educators before the child integral development, proposed by a specific legislation. And in establishing the early childhood education as the first stage of basic education, the Law on Basic Education and the National Educational Guidelines and Brazilian Framework , Law no. 9394/96 establishes, too, that the child, at this level of education, must be respected as a citizen, subject of rights. this law is incisive, also, in advocating specific training for teacher who works at this level of education, pointing to requirements theoretical, profissonals that education of children requires. In this context, we elected the questions of this research: What meanings of early childhood education mark the speech of teachers and nurseries users families? What are relations between being identified, woman, mother, teachers for children from 0 to 6 years? These questions give meaning to the objective of the research: to examine meanings that educators and families users of nurseries will provide early childhood education. The search shapes as a case study, with qualitative approach, held in a State Nursery of Campina Grande-PB. The speeches were analyzed by analysis of Content. Took part in the reasearch ten teachers and ten users of the respective nursery. The data were collected through official documents, questionnaries and interviews. The search has seen, through the speech of teachers and families users of day care, that teaching in early childhood education also involves aspects that link the welfarism striking of the nineteenth century, this activity when the professional who deals with children were the "carers "or" nursery helpers, "with the principle to custody. For teachers, the academic training of vocational education child appears to be minor, and the motherhood the guiding point to the whole education process at the nursery where they work This reinforces or embodies the idea of "educator born": the wife / mother / teacher, or a child education shaped the shadow of the house and the teacher / parent. The speeches of teachers and users of the nursery searched, seem to mean a new version of the speeches of the conservatives, hygienists, religious. It was observed, the improvisation of teachers in this institution, which leads to an understanding of the disregard with this level of education. These findings, unfortunately, does not match the parameters of quality education for children.
Palavras-chave: infância
educação infantil
mulher
maternagem
políticas educacionais
early childhood education
teacher´s improvisation
motherhood
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
Programa: Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
Citação: BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida. The strength of motherhood in the child education pedagogical relationship. The speech of teachers and families users of day care. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1820
Data de defesa: 26-Nov-2007
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SorayaMariaBarrosDeAlmeidaBrandao.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.