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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1814
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma poética da cidade: vídeo, memória e performance em Arnaldo Antunes |
Autor: | Santos, Andréia da Silva |
Primeiro orientador: | Justino, Luciano Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Queiroz, Rosângela Maria Soares de |
Segundo membro da banca: | Ferraz Júnior, Expedito |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetos de análise os vídeopoemas incluídos em Nome (2005) de Arnaldo Antunes. Para o desenvolvimento do trabalho nos detivemos em três videopoemas, Não tem que (0.54s), Agora (1.23s) e Pessoa (0.55s). Através deste estudo procuramos compreender quais as especificidades do vídeo e as possibilidades do mesmo para a construção de obras de arte. Para isso, procuramos ancorados de saída numa teoria do vídeo, a história deste veículo e a multiplicidade comunicativa e artística que ele potencializa. Para análise dos poemas escolhidos, optamos por utilizar a semiótica de basepeirceana por ser uma metodologia capaz de uma abordagem privilegiada de objetos por natureza híbridos, como a videopoesia. Se num primeiro momento uma teoria do vídeo nos serviu de suporte, a cidade, como espaço de construção semiótica e a memória tal qual o vídeo a reconfigura, foram nossos temas de fundo, visto ser dois dos assuntos mais recorrentes na poesia do autor. |
Abstract: | The object of this research project is to analyze the video poems included under Nome of ArnaldoAntunes.In the development of this work, we limited our research to the following three representative video poems:Não tem que(0.54 s); Agora (1.23 s) and the Pessoa (0.55 s).In this study we were preoccupied in understanding the specificities of the video and the possibilities of it being transforming into a work of art.With this objective in mind, we attached a theory of the video, a history of this vehicle, and a communicative and artistic diversity that it improved.For the analysis of the selected poems, we use the basic Peircean Semiotic methodology, which enabledan approach to the privileged nature of the objects by hybrids, such as in video poetry.If at first point a theory of the video served as a support, the city as the semiotic construction space and memory as it reconfigures the video, our subjects were representative, since they are three of the most recurring works of the author. |
Palavras-chave: | Semiótica Poética Semiotics Poetics |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Literatura e Estudos Interculturais |
Programa: | Mestrado em Literatura e Interculturalidade - MLI |
Citação: | SANTOS, Andréia da Silva. Uma poética da cidade: vídeo, memória e performance em Arnaldo Antunes. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Estudos Interculturais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1814 |
Data de defesa: | 13-Abr-2011 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
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