Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Severina Faustino dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6672194889620749por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Rosilda Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403por
dc.contributor.referee1Duarte, Eduardo de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4231604049505722por
dc.contributor.referee2Justino, Luciano Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:19:53Z-
dc.date.available2012-11-06-
dc.date.issued2012-08-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Severina Faustino dos. Reconfiguration of black identity in Modernist poetry: the voices of Bruno de Menezes and Lino Guedes. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Estudos Interculturais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1803-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar a imagem do negro na poesia dos poetas modernistas, Bruno de Menezes e Lino Pinto Guedes, percebendo como ocorre o processo de denuncia social e resistência do negro, no que diz respeito ao processo de afirmação da identidade, investigando se no modo de representação os poetas praticavam um discurso coerente com o inconformismo estabelecido no período modernista. Os objetivos específicos propõem discutir o conceito de Literatura afro-brasileira, que se encontra em construção percebendo quais elementos diferenciam e certificam especificidades à produção dos negros brasileiros, diferente do conjunto da literatura oficial . Compreender que o Modernismo brasileiro não foi um movimento homogêneo, e não se reduz ao movimento de São Paulo, nem às produções de autores consagrados no contexto paulista. O corpus do trabalho é composto por Batuque (1993), de Bruno Menezes, obra que anunciou a produção literária afro-brasileira no Pará, e único livro do escritor a tratar da temática negra, Urucungo (1936) e Dictinha (1938), de Lino Guedes. Para obter os objetivos propostos, optamos pelos estudos voltados para contextualização social, histórica e cultural, apoiados nas teorias de Bhabha (1998), Hall (2002), Fanon (2010), Glissant (2005), que fundamentam as questões de identidade. No que concerne aos estudos sobre o Modernismo brasileiro, utilizamos os pressupostos teóricos de Kothe (2004), Veloso (2010), Fabris (1994). E para compreendermos a discussão atual sobre a literatura afro-brasileira, baseamo-nos nos conceitos de Duarte (2008; 2009; 2010), Cuti (2010), Ianni (1988) e Bezerra (2009; 2010).por
dc.description.abstractThis work has the aim of analyse the afrodescendant s image in Bruno de Menezes and Lino Pinto Guedes poetry, noticing how the process of identity affirmation is showed, observing if in its representation process both poets practicing a coherent discourse with the inconformism established in modernist period. The specific aims propose to discuss the concept of afro-Brazilian Literature that is under construction, proposing how elements distinguish and certify the specificities related to the afroBrazilians, different from the whole official literature. Comprehend that Brazilian Modernism was not an homogeneous movement, as well as that it cannot be reduced to the movement of São Paulo, as that the productions from consecrated authors in paulista context. The corpus work is built by Batuque (1993), de Bruno Menezes, masterpiece that has announced the afro-Brazilian literary production in Pará, and the only book by this writer to approach the afro thematic, Urucungo (1936) e Dictinha (1938), by Lino Guedes. To reach those aims, we opted to approach the researches on social, historical and cultural contextualization, based on the theories by Bhabha (1998), Hall (2002), Fanon (2010), Glissant (2005), that discuss identity questions. In which concern to the studies by Brazilian Modernism, we use theory by Kothe (2004), Veloso (2010), Fabris (1994). And to comprehend the recent discussion on afro-Brazilian literature, we based our research on concepts by Duarte (2008; 2009; 2010), Cuti (2010), Ianni (1988) e Bezerra (2009; 2010).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Severina Faustino dos Santos.pdf: 970817 bytes, checksum: 3d5a964db5584edba2dfc9fd7336b0a0 (MD5) Previous issue date: 2012-08-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3839/Severina%20Faustino%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentLiteratura e Estudos Interculturaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado em Literatura e Interculturalidade - MLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise literáriapor
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectModernismopor
dc.subjectLiterary analysiseng
dc.subjectBlack identityeng
dc.subjectModernismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleReconfiguração da identidade negra na poesia modernista: as vozes de Bruno de Menezes e Lino Guedespor
dc.title.alternativeReconfiguration of black identity in Modernist poetry: the voices of Bruno de Menezes and Lino Guedeseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Severina Faustino dos Santos.pdf948.06 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.