Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1776
Tipo do documento: Dissertação
Título: FATORES ASSOCIADOS AO GANHO DE PESO GESTACIONAL EM UMA COORTE NO NORDESTE.
FATORES ASSOCIADOS AO GANHO DE PESO GESTACIONAL EM UMA COORTE NO NORDESTE.
FATORES ASSOCIADOS AO GANHO DE PESO GESTACIONAL EM UMA COORTE NO NORDESTE.
Autor: Assunção, Paula Lisiane de 
Primeiro orientador: Cardoso, Maria Aparecida Alves
Primeiro membro da banca: Benício, Maria Helena D'aquino
Segundo membro da banca: Amorim, Melania Maria Ramos de
Terceiro membro da banca: Menezes, Tarciana Nobre de
Resumo: O Brasil apresenta um perfil epidemiológico nutricional caracterizado pela coexistência de desnutrição, apesar de seu declínio, e de obesidade. O caráter de morbimortalidade de ambos os quadros de má nutrição constitui-se em um problema de saúde pública. Nesse particular uma das maiores preocupações é com o estado nutricional pré-gestacional e o ganho ponderal gestacional e suas implicações diretas na saúde materno- infantil. Em relação ao ganho de peso gestacional, os estudos vêm apontando uma tendência ao ganho de peso inadequado. Esta pesquisa propôs-se a avaliar os fatores associados ao ganho ponderal em gestantes atendidas pelo Programa de Saúde da Família do município de Campina Grande, Paraíba, estado da Região Nordeste, marcada por desigualdades sócio-econômicas. Buscou-se assim levantar subsídios para ações voltadas à saúde pré-natal, visando minimizar riscos de eventos mórbidos associados a quadros de desnutrição ou obesidade, sejam estes de ocorrência no processo gestacional ou desfechos indesejáveis no pós-parto. Trata-se de um estudo prospectivo de 118 gestantes e é parte integrante do projeto de pesquisa: Impacto da atividade física e da orientação alimentar durante a gestação sobre o ganho de peso gestacional e desfechos da gravidez , financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Edital 30/2004 (Alimentação e nutrição) e coordenado pelo Núcleo de Pesquisas em Nutrição e Saúde/NUPENS/USP. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Os dados foram analisados através dos aplicativos estatísticos Epi Info 3.3 e Stata 7,0.
Palavras-chave: Gestação
Ganho de peso gestacional
Gestação
Ganho de peso gestacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Promoção da Saúde
Programa: Mestrado Interdisciplinar em Saúde Coletiva
Citação: ASSUNÇÃO, Paula Lisiane de. FATORES ASSOCIADOS AO GANHO DE PESO GESTACIONAL EM UMA COORTE NO NORDESTE.. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1776
Data de defesa: 1-Set-2006
Aparece nas coleções:MISC - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaLisianeDeAssuncao.pdf435.77 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.