Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1744
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAMPINA GRANDE-PB: O DISCURSO DE PROFESSORAS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAMPINA GRANDE-PB: O DISCURSO DE PROFESSORAS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAMPINA GRANDE-PB: O DISCURSO DE PROFESSORAS
Título(s) alternativo(s): EDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.
EDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.
EDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.
Autor: Germano, Sílvia Regina Alves 
Primeiro orientador: Garcia, Acácia Maria Costa
Primeiro membro da banca: Swarnakar, Sudha
Segundo membro da banca: Gonsalves, Elisa Pereira
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos se configura em um momento expressivo de reconstrução das experiências vividas por esses sujeitos. É uma ocasião de ressignificação dos conhecimentos, de etapas anteriores da escolarização, articulando-os com os saberes escolares, vivenciados no dia-a-dia da sala de aula. Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso de professoras da EJA sobre essa modalidade de ensino. Para tanto, buscamos analisar suas falas, à luz da Teoria Social do Discurso, de Fairclough, com o intuito de saber qual o significado que elas dão à Educação de Jovens e Adultos, como vivenciam, aceitam, reagem e (re) criam conhecimentos na complexa rede de relações da sua prática. A pesquisa foi realizada com professoras que atuam em escolas municipais de Campina Grande, durante o segundo semestre de 2006 e metade do primeiro semestre de 2007. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, dando-se relevo ao discurso das professoras. Os dados coletados permitiram apreender que esses discursos apontam para o desencantamento, a resignação, a apatia, o que poderia encaminhá-los para um possível descompromisso com a Educação de Jovens e Adultos, os dados também revelam que todos os discursos aqui analisados, sem dúvida, de certo modo, são concretamente investidos de ideologia.
Abstract: The education for youth and grown ups comes in an expressive moment for reconstruction of the experience lived by these people as subject. It's a time of naming the knowledges, previous phases of education, placing them with school sectors, living day-by-day in the classroom. This work has got as objective assess EJA teachers' work about this kind of teaching. For that, we're trying to checklist their speech according to the Social Discuss Theory of Fairclough in order to learn what their meaning is, of Youth Grown ups Education, how they live, accept and react and create knowledge in the complex practicle relation. The research has been done with teachers working in Campina Grande county public schools over the second semester of 2006 and the first half of 2007. Semi-structured interviews were used, highlighting teachers discuss. the collected data showed that this discuss point the sadness, resigning, and motionlessness, possibly leading them to a lack of comittment with Youth and Grown ups Education. The reserch can also reveal that all discuss studied here, no doubt and somehow, are indeed idealogically supported.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Discurso
Formação.
The Education for Youth and Grown
Speech
Formation.
Educação de Jovens e Adultos
Discurso
Formação.
The Education for Youth and Grown
Speech
Formation.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
Programa: Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
Citação: GERMANO, Sílvia Regina Alves. EDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1744
Data de defesa: 20-Dez-2007
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilviaReginaAlvesGermano.pdf317.72 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.