Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1703
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom
Autor: Lima, Inácio Mamede de 
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Primeiro membro da banca: Sousa, Cidoval Morais de
Segundo membro da banca: Kulesza, Wojciech Andrzej
Resumo: A busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo.
Abstract: The search for the better understanding about the use of experimental activities during the expositive classes and the identification of a appropriate dynamics discourse this teaching practice have been the subject of several researches, discussions and analysis in order to provide the most meaning and attractive Physics teaching. In this research work we investigate, we investigate if the teaching strategy based on the application of experimental demonstration activities in the classroom, in the perspective of the Vygotsky‟s sociocultural theory, makes possible the social interaction of students with teacher and students together, in order to contribute to knowledge construction and reframing of teaching and learning of physics. In this sense, we focus our analysis on the discourses that occur around these activities. Teacher and students of the second year of high school of the State School in the city of Serra Branca‟s city in Paraiba make up the universe of this study, where we use a qualitative methodology, type Case Study, taking as research instrument the free observation in the natural environment of the classroom and a semi-structured interview with the teacher. To facilitate the transcription of the dialogues occurred in the classroom as auxiliary resource, use audio and video recordings.
Palavras-chave: Atividades de demonstração
Interações discursivas
Ensino de Física
Abordagem comunicativa
Demonstration activities
discursive interactions
Physics Teaching
Communicative Approach
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703
Data de defesa: 2-Mar-2012
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INACIO MAMEDE DE LIMA.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.