Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1699
Tipo do documento: Dissertação
Título: Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
Título(s) alternativo(s): Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity
Autor: Monteiro, Flavianne Alexandre 
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro coorientador: Freire, Morgana Lígia de Farias
Primeiro membro da banca: Martins, Roberto de Andrade
Segundo membro da banca: Martins, André Ferrer Pinto
Resumo: Pesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico.
Abstract: Much research argues that the History and Philosophy of Science (HPS) can help students to learn about the process of science. To reach this goal, some aspects of the scientific knowledge must be emphasized or to be explored explicitly to show how science is a complex activity. In this sense, scientific controversies present many aspects to be explored. In this work, we choose a historical episode about X-ray and radioactivity to teach students about the process of scientific inquiry. This episode presents a controversy about the nature of the X-ray and about the priority of the discovery of the radioactivity. We used three steps to introduce the ideas about the episode and about the science in classroom: a hands-on activity and two classes exploring the historical episode by texts. The results show that the use historical material must be carefully prepared to reach the goal of explicit the process of scientific inquiry or the historical episode can be misunderstood.
Palavras-chave: Conhecimento Científico
História da Ciência
História da Radioatividade
Scientific Knowledge
History of Science
History of Radioactivity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699
Data de defesa: 8-Abr-2011
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIANNE ALEXANDRE MONTEIRO.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.