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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Eurípedes Gil de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380697131326102por
dc.contributor.advisor1França, Inácia Sátiro Xavier de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778637H5por
dc.contributor.referee1Araújo, Ednaldo Cavalcante de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7392652886296731por
dc.contributor.referee2Costa, Gabriela Maria Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744955D9por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:18:27Z-
dc.date.available2012-08-23-
dc.date.issued2011-08-03-
dc.identifier.citationFRANÇA, Eurípedes Gil de. Healthcare for the deaf from the perspective of health care. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1688-
dc.description.resumoOBJETIVOS: identificar as dificuldades enfrentadas por profissionais da saúde durante o atendimento ao surdo; evidenciar as estratégias de comunicação mais utilizadas; verificar se há relação entre as dificuldades existentes para a prestação dos cuidados em saúde e a formação na graduação ou capacitação do profissional para comunicação com o surdo. MÉTODO: estudo transversal, quanti-qualitativo com profissionais de nível superior atuantes na atenção primária de Campina Grande-PB, desenvolvido entre agosto de 2010 e julho de 2011. Visitou-se 84 unidades de saúde, sendo que a amostra resultante foi de 156 profissionais e cada participante respondeu a um formulário contendo perguntas relacionadas ao tema. A análise quantitativa foi realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences. Os dados qualitativos foram analisados segundo a Modalidade Temática da Análise de Conteúdo. RESULTADOS: As dificuldades no atendimento foram relacionadas à: dificuldades de comunicação, déficit de recursos humanos, infraestrutura inadequada, e imprecisão na consulta. As estratégias de comunicação mais utilizadas foram auxílio de um familiar do surdo, mímica e leitura labial. Verificou-se relação entre dificuldades de comunicação e falta de instrução na graduação ou capacitação para a consulta, pois este déficit de conhecimento resulta em dificuldades no atendimento e comprometem a atenção integral à saúde do surdo. CONCLUSÕES: profissionais enfrentam dificuldades no atendimento ao surdo relacionadas à comunicação com o usuário. As estratégias de comunicação auxiliam na consulta, mas não solucionam problemas de interação. A falta de preparo do profissional para atender ao surdo reduz a qualidade da atenção à saúde prestada a este usuário.por
dc.description.abstractOBJECTIVES: Identify difficulties faced by Health Professionals while working with the deaf; highlight most used strategies of communications; check out whether there is any relation among existing difficulties on health care and building up on graduation or professional skill in order to communicate with deaf people. METHODS: Transversal studies both qualifying and quantitative with scholar professionals acting on primary attention in Campina Grande PB, developed from August 2020 to July 2011. 84 Health Units have been visited, resultant sample being 156 professionals, and each participant receiving a formulary having questions related to the topic. Quantitative analyses have been made in the program Statistical Package for the Social Science . Qualitative data have been checked out according to Theme Modality on Content Analyses. RESULTS: Difficulties on assistance have been related to: communication difficulties, low human resources, improper infra-structure, and inaccuracy of consult. The most used communication strategies were help of a deaf relative, mimics and lips reading. Relation among communication difficulties, lack of instruction during graduation or training for assistance have been checked, for this deficit of knowledge leads to difficulties on assistance and decrease integral attention to the deaf health. CONCLUSIONS: Professionals face difficulties on deaf assistance related to the communication with patients. Communication strategies help during attending, but don t solve interaction problems. The lack of professional training to assist the deaf comes to decrease quality of health attention towards these patients.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Euripedes Gil de Franca.pdf: 964228 bytes, checksum: 22ed9db70ccba93b3eec51b552589cf1 (MD5) Previous issue date: 2011-08-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3640/Euripedes%20Gil%20de%20Franca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentSaúde Públicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado em Saúde Públicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaúde - Surdezpor
dc.subjectAtenção à Saúdepor
dc.subjectProfissional da Saúdepor
dc.subjectHealth - Deafnesseng
dc.subjectHealth Careeng
dc.subjectHealth Professionaleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleAtenção à saúde do surdo na perspectiva do profissional de saúdepor
dc.title.alternativeHealthcare for the deaf from the perspective of health careeng
dc.typeDissertaçãopor
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