Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1671
Tipo do documento: Dissertação
Título: Visões de Nordeste e de Desenvolvimento no Cinema Novo e Cinema da Retomada
Título(s) alternativo(s): Visions of Northeast and Development in New Cinema and Recovery Cinema
Autor: Albuquerque, Tulio Augusto Paz e 
Primeiro orientador: Montenegro, Rosilene Dias
Primeiro coorientador: Silva, Fábio Duarte de Araújo
Primeiro membro da banca: Sousa, Cidoval Morais de
Segundo membro da banca: Apolinário, Juciene Ricarte
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo apresentar, através de análise fílmica de alguns filmes sobre o Nordeste e do diálogo com o contexto histórico em que esses se inserem, as visões de Nordeste e de desenvolvimento. Os filmes analisados foram: Vidas Secas (1963), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), O Auto da Compadecida (2000) e 2000 Nordestes (2000). Inicialmente, consideramos o Nordeste enquanto unidade, porèm o Nordeste è de um pluralismo önico, visto nas obras de Freyre (1946), Canclini (2008). Os filmes analisados, a partir da metodologia de análise fílmica expressa por Morettin (2007), retratam essa multiplicidade, as discussões teóricas no seu contexto histórico brasileiro do início do século XX, as discussões efervescentes sobre o nacionalismo e o regionalismo que Oliven (2000), Freyre (1976) e Albuquerque Jr. (2006 e 2007) nos apresentam, as quais vão influenciar as composições escritas em que os filmes foram inspirados. A análise dos filmes se deu a partir das seguintes categorias: relações povo-estado, o cangaço, o coronelismo, a paisagem e a religiosidade. Após a análise constatamos, múltiplas visões de Nordeste, visões que sobrevivem ao tempo, e que se reinventam com o passar deste.
Abstract: This dissertation aims at presenting views of Brazilian Northeast and development thrown an analysis of movies about Northeast and the dialogue with historical context in which they are inserted. The analyzed movies were: Barren Lifes (1963), God and the Devil in the Land of the Sun (1964), A Dog‟s will (2000) and Too Much Brazil (2000). Initially, we considered Northeast as an unit. Nevertheless, the Northeast has an unique plurality, as seen in works of Freyre (1946) and Canclini (2008). The movies analyzed from a film analysis methodology expressed by Morettin (2007) portrait: this multiplicity; the theoretical discussions in their Brazilian historical context from the beginning of twentieth century; the effervescent discussions about nationalism; and regionalism that Oliven (2000), Freyre (1976) and Albuquerque Jr. (2006 and 2007) present and that will influent the written compositions in which the movies were inspired by. The movies analysis was made from the following categories: people-government relation, cangaço, coronelismo, landscape and religiosity. After the analysis we found multiple views of Brazilian Northeast which survive and reinvent themselves in time.
Palavras-chave: Regionalismo
Cinema
Cultura nordestina
Regionalism
Cinema
Northeastern Culture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Desenvolvimento Regional
Programa: Mestrado em Desenvolvimento Regional - MDR
Citação: ALBUQUERQUE, Tulio Augusto Paz e. Visions of Northeast and Development in New Cinema and Recovery Cinema. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1671
Data de defesa: 28-Set-2011
Aparece nas coleções:PPGDR - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tulio Augusto Paz e Albuquerque.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.