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Tipo do documento: Dissertação
Título: A inserção da disciplina Filosofia no Ensino Médio e o Ensino de Física
Título(s) alternativo(s): THE INSERTION OF THE DISCIPLINE PHILOSOPHY IN HIGH SCHOOL AND THE TEACHING OF PHYSICS
Autor: Lourenço, Márcio Tavares 
Primeiro orientador: Freire, Morgana Lígia de Farias
Primeiro coorientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
Segundo membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Resumo: A nossa conjectura é de que o raciocínio que se estabelece nas aulas de Física não é puramente a descrição matemática da realidade, mas este é garantido através de um pensar reflexivo. É possível observar que a disciplina de Filosofia permite contemplar e refletir sobre temas que constituem a história da humanidade e que contribuem para seu processo evolutivo. São nas implicações da inserção da disciplina Filosofia e nas contribuições que esta pode fornecer que acreditamos que conteúdos de Física podem ser atrelados a disciplina de Filosofia. Considerando a importância desta inserção, objetivou-se avaliar a concepção dos professores de Física, do município de Campina Grande-PB, acerca desta inserção elaborar e avaliar uma sequência didática, através da construção de material pedagógico específico, envolvendo o tema Força. No primeiro momento, fizemos a pesquisa bibliográfica. No segundo momento procuramos saber a opinião dos professores de Física no que se refere à inserção de Filosofia no Ensino Médio. No terceiro momento procuramos evidenciar a possibilidade de tal interação, com a aplicação de uma sequência didática, em que relatamos desde a elaboração de um material didático que possa nortear tais professores para as contribuições, relevantes e indissociáveis, de tais disciplinas até o procedimento metodológico. O material, embora, seja simples, serviu como ponto de partida . Para isso tivemos um trabalho multidisciplinar, com as disciplinas de Filosofia e Física. Quanto ao segundo momento, utilizamos como coleta de dados, um questionário com 22 professores de Física. Foi verificado que a maioria acha importante a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Quanto ao terceiro momento, utilizamos a sequência didática, proposta pelo professor de Física conjuntamente com a professora de Filosofia. Esta foi aplicada em uma turma, com 29 alunos, da segunda série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública. A base norteadora foi a teoria da aprendizagem de Ausubel. Para isso foram utilizadas quatro horas-aulas, em um total de três horas. A avaliação da proposta foi realizada tomando como base duas etapas: (1) participação dos alunos com questionamentos pelas reflexões advindas do contato com o material proposto (2) aplicação de um questionário, com oito questões. Dos vinte e nove alunos, constatamos que apenas quatorze compreendeu a evolução do conceito de força ao longo dos tempos. Mesmo assim, esta proposta foi importante para que os alunos percebessem e entendessem como foi o surgimento e o desenvolvimento do conceito de Força. Ao reunir as disciplinas de Física e Filosofia, em uma intervenção, com um material simples, esperamos ter desenvolvido nos alunos um olhar crítico sobre a Ciência, em particular, a Física. Um olhar que possa evidenciar que o pensamento científico se modifica com o tempo, e que as teorias científicas não são definitivas e irrevogáveis. Que a inserção da disciplina de Filosofia, não seja apenas um acréscimo de mais uma disciplina, mas que esta permita ou possa contribuir para um Ensino Médio mais adequado, sendo uma disciplina que possa atrelar ou fazer conexões com as outras disciplinas.
Abstract: Our conjecture is that the reasoning that takes place in physics classes is not purely a mathematical description of reality, but it is guaranteed through a reflective thinking. One can see that the discipline of philosophy allows contemplating and reflecting on topics that are the history of humanity and contribute to their evolution. It is the implications of insertions of the discipline philosophy and contributions that we believe to provide content of physics that can be related to the discipline of philosophy. Considering the importance of inclusion, we aimed at to evaluate the design of Physics teachers, in Campina Grande, about this insertion, and to develop and evaluate a teaching sequence, through the construction of educational specific material, involving the theme strength. For this, at first we did the literature search. In the second stage we searched the opinions of teachers of physics regarding the inclusion of Philosophy in high school. In the third phase we sought to show the possibility of such interaction, with the implementation of a didactic sequence, where we report from the elaboration of didactic material that can guide teachers to these contributions, relevant and inseparable from these disciplines to the methodological procedure. The material although was simple, served with a "starting point". For this we had a multidisciplinary approach, with the disciplines of Philosophy and Physics. The second time we used as data collection a questionnaire with 22 physics teachers. It was found that most of them think it is important to enter the discipline of Philosophy in high school. In the third time we had the didactic sequence, proposed by Professor of Physics together with Professor of Philosophy. This was applied in a classroom with 29 students, second degree of high school in a public school. The base was guiding the learning theory of Ausubel. For such purpose, we used classroom-four hours giving a total of three hours of duration. The evaluation was performed, based on two steps: (1) participation of students with questions by the reflections from their contact with the material offered and (2) using a questionnaire with eight questions. Among the twenty-nine students, we conclude that only fourteen understood the evolution of the concept of force over time. Even so, this proposal was important for students to realize and understand how it was the emergence and development of the concept of force. By bringing together the disciplines of Physics and Philosophy in a single speech with a simple material, we hope to have developed in the students a critical view of science, particularly Physics. A view that can show that scientific thoughts change with time, that scientific theories are not definitive and irrevocable, that the insertion of the discipline of Philosophy is not only an increase of one more discipline, it can allow contributing to a more appropriate school, and be a discipline that can relating or making connections with other disciplines.
Palavras-chave: Ensino de Física
Filosofia
Ensino Médio
Aprendizagem
Teaching of Physics
Philosophy
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LOURENÇO, Márcio Tavares. THE INSERTION OF THE DISCIPLINE PHILOSOPHY IN HIGH SCHOOL AND THE TEACHING OF PHYSICS. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1647
Data de defesa: 17-Dez-2010
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