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Tipo do documento: Dissertação
Título: OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Autor: Soares, Luís Havelange 
Primeiro orientador: Rêgo, Rômulo Marinho do
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de
Segundo membro da banca: Rodrigues, Janine Marta Coelho
Resumo: Este trabalho de pesquisa consiste em levantar e analisar as concepções predominantes entre professores de matemática sobre conhecimentos prévios e o seu uso em sala de aula. Utilizou-se como tema o Conjunto dos Números Inteiros, sendo pesquisados 04 (quatro) docentes de turmas da 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumentos de coletas de dados foram usados questionários, entrevistas e observações de aulas. O uso de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática foi da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para análise das concepções de ensino adotou-se a categorização estabelecida por Mandarino (2006), que classifica as concepções no ensino de matemática em concepção formal ou tradicional, concepção utilitária ou instrumental e concepção relacional. Percebeu-se, quanto à prática cotidiana dos docentes no ensino de números inteiros, que 03(três) deles atuam seguindo a concepção utilitária ou instrumental e 1(um), a concepção relacional. Os três reduzem os conhecimentos prévios necessários para abordar os números inteiros, às quatro operações com naturais, ou seja, ou seja, privilegiam os conteúdos procedimentais dentro da visão tradicional de pré-requisitos. Discute-se as deficiências formativas, tanto inicial, como continuada, a partir das deficiências detectadas.
Abstract: This research study consists of seeking and analyzing the predominant conceptions among mathematics teachers about previous knowledge and its use in the classroom. Integer Number Set was the theme worked; being the research subjects four (4) six grade (12 years old) mathematics teachers of the Fundamental Level at a public school of the State of Paraíba. Questionnaires, interviews and classroom observations were used for the data collection. The Ausubel´s theory of (ver em ingles neste caso..) learning was used for discussing the process of teaching and learning Mathematics. Mandarino´s categorization was adopted to analyze the teaching conceptions. Mandarino (2006) classifies the teaching conceptions in the teaching of Mathematics as formal or traditional conception, utilitarian or instrumental conception and relational conception. It has been noticed, in the day by day teacher´s practice on the teaching of integer numbers that three (3) of the four teachers act on the utilitarian or instrumental conception and one (1) of them on the relational conception. The three teachers reduce the previous necessary knowledge for approaching integer numbers to the four operations to natural numbers, that is, they give attention to the procedural contents in a traditional view of pre-requisites. It is discussed the formative deficiencies, for the initial and continuous, from the detected deficiencies.
Palavras-chave: Conhecimentos prévios
Etnomatemática
Aprendizagem significativa
Concepções de ensino de matemática
Previous Knowledge
Ethnomathematics
Significativa Learning
Mathematics Teaching Conceptions
Conhecimentos prévios
Etnomatemática
Aprendizagem significativa
Concepções de ensino de matemática
Previous Knowledge
Ethnomathematics
Significativa Learning
Mathematics Teaching Conceptions
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
Programa: Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
Citação: SOARES, Luís Havelange. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1645
Data de defesa: 22-Nov-2007
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